Os Espaços Internet constituíram uma proposta do Ministério da Ciência e da Tecnologia para a dotação de todos os municípios do país, de pólos de difusão das facilidades da Sociedade de Informação às populações locais.
Instalados em locais de grande visibilidade e de fácil e frequente acesso pelas populações, disponibilizam apoio através de monitores devidamente habilitados para organizarem nesses locais sessões de demonstração pública do uso da Internet, de acesso a serviços de interesse público, de construção de páginas web e de outras ações de dinamização do uso da Internet. Funcionam em horários alargados de abertura ao público e contribuem para a formação e certificação básica dos cidadãos em tecnologias de informação, no quadro das medidas lançadas pelo Governo.
Ciente da importância desta iniciativa para a familiarização da população da Região Oeste com as novas tecnologias de informação, a Associação de Municípios, procedeu de imediato à celebração de um Protocolo de Colaboração entre o Ministério da Ciência e da Tecnologia e a Associação de Municípios do Oeste, no sentido de criar Espaços Internet em toda a Região Oeste.
Este projeto, desenvolvido pela AMO, envolve os 12 Municípios da sua área de intervenção e foi objeto de candidatura ao Programa Operacional Sociedade de Informação (POSI) em 2001, tendo iniciado nesse mesmo ano, com a inauguração do primeiro Espaço Internet na Vila Bombarral. Em 2006 faziam parte deste projeto 15 Espaços Internet, todos eles em funcionamento: Alcobaça, Alenquer, Carregado, Bombarral, Cadaval, Cadaval-Painho, Caldas da Rainha, Caldas Rainha II, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Mapa de localização dos Espaços Internet
|