Oeste Sagrado - Rota pelo Património Religioso do Oeste
 
Ermida da Memória
 
Descrição:
 
Localizada junto ao Bico da Memória, no Miradouro do Suberco, no Sítio da Nazaré, esta pequena capela foi mandada construir, em 1182, por D. Fuas Roupinho, em ação de graças, no local onde, segundo a lenda, N.ª Senhora da Nazaré lhe salvou a vida.

Era inicialmente aberta em quatro arcos que foram fechados no século XIV. Encimando a porta de entrada observa-se um painel de azulejos com o escudo português. Por cima, ao nível do telhado, um baixo-relevo do século XIV representa D. Fuas Roupinho na gruta, em oração à Senhora, com os seus companheiros.

No interior, uma pequena escada dá acesso a uma cripta onde primitivamente estava a imagem da Virgem e em cuja abóbada se reproduz o milagre da Senhora da Nazaré ao nobre cavaleiro D. Fuas Roupinho.

Todo o interior é revestido de painéis de azulejos azuis e brancos do início do século XVIII, de figura avulsa e tipo tapete, apresentado a abóbada medalhões figurativos de simbologia mariana

À entrada, de ambos os lados, lápides calcárias contam a lenda do milagre, segundo a versão do cronista cisterciense Frei Bernardo de Brito.

Na fachada virada ao mar, um registo de azulejos figura o milagre de Nossa Senhora a D. Fuas Roupinho.

Está classificada como Imóvel de Interesse Público (IPP) desde 1993.
 

Horário de visitas:

Abril a Setembro: 09h00 – 19h00
Outubro a Março: 09h00 – 18h00
 

Contactos:

Largo de Nossa Senhora da Nazaré
Sítio da Nazaré
Telefone: 262 550 100
Fax: 262 550 108
E-mail: szarro@cnsn.pt
 
 
Coordenadas Geográficas:
 
GPS:
N 39o 36.283´
W 009o 04.569´
 
 
Informações úteis:
 
Entrada livre
 
 
Para mais informações: