Descrição: A construção da Igreja de Santa Catarina data do 2º quartel do séc. XVI. O retábulo da mesma é atribuível ao Mestre de São Quintino. Mais tarde, em inícios do séc. XVIII, a paróquia de Santa Catarina torna-se autónoma, no que diz respeito ao culto, do Mosteiro de Alcobaça. Houve algumas reestruturações do templo ao longo dos anos. Disso é exemplo a execução do retábulo do altar-mor e de dois altares colaterais em talha dourada., assim como a reconstrução lateral do edifício da Epístola, dedicado a Nossa Senhora do Rosário. A sua planta é longitudinal, composta por duas naves e capela-mor, com sacristia adossada.
O altar-mor apresenta colunas pseudo-salomónicas com decoração vegetalista, sendo a parte superior formada por arcos concêntricos ligados por aduelas radiais, rematado no fecho por cartela em forma de escudo com os símbolos do martírio de Santa Catarina.
O frontal do altar é forrado de azulejos do tipo mudéjar. No mesmo encontram-se quatro pinturas sobre madeira: "O Encontro de Santa Ana e São Joaquim", nas abas: "Adoração dos Pastores" e "Anunciação", na predela superior "Última Ceia", atribuídas ao "Mestre de São Quintino.
Horário de visitas:
A Igreja de Santa Catarina está aberta para visitas durante todo o dia.
Contactos:
Largo da Igreja 2500 - Santa Catarina
Coordenadas geográficas:
39°26'50.43" N 9°00'58.15" O
Para mais informações:
|