Programa Erasmus +
 
Projeto OESTE EDUCA +
 

Descrição do Projeto


O projeto OESTE EDUCA+, nome do projeto Erasmus + KA101 do Consórcio liderado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, da qual fazem parte 13 estabelecimentos escolares da Região, vai permitir a mobilidade, direcionada para a aprendizagem em atividades de jobshadowing, durante uma semana, de 70 profissionais ligados à educação (direções e as lideranças intermédias), de forma que tenham a possibilidade de observar e conhecer diferentes sistemas educativos, contactar com realidades pedagógicas inovadoras e adquirir novas competências que possam contribuir para melhorar o sistema educativo da região.
 
O projeto foi estruturado a partir de reflexões coletivas, da necessidade de mobilizar as lideranças e lideranças intermédias das escolas e as respetivas direções no sentido de dar uma resposta mais eficiente às seguintes questões: organização e gestão escolar, flexibilidade curricular, ensino profissional e mudança de práticas de ensino em contexto sala de aula. O trabalho em parceria forma uma rede de apoio que permitirá superar as dificuldades individuais de cada escola e permitirá desenhar soluções coletivas mais eficientes e eficazes.
 
Pretende-se combater o insucesso dos alunos da região, diminuir a taxa de abandono escolar e aumentar a qualidade do sucesso dos alunos mais motivados, aumentar o grau de satisfação dos profissionais envolvidos e divulgar boas práticas junto das outras escolas da CIM que não se encontram neste projeto. Desenvolvendo-se coletivamente o espírito de cidadania europeia, aumentando o grau de literacias de todos os envolvidos e o número de experiências positivas nas escolas portuguesas.


Objetivos do Projeto:
  • Proporcionar o contacto com diferentes sistemas de ensino, de estratégias pedagógicas, medidas organizacionais e de articulação com a comunidade;
  • Aumentar as competências científicas e pedagógicas dos profissionais da educação;
  • Promover o enriquecimento do perfil pessoal e profissional;
  • Promover a aproximação à realidade de outros países, do ponto de vista social, cultural e linguístico;
  • Incentivar o reforço da articulação e o reforço de cooperação entre as entidades envolvidas;
  • Promover o sucesso escolar