Programa Erasmus +
 
Testemunhos | Mobility OESTE – KA102 Mobilidade para formandos e pessoal do EFP
 

 
A minha experiência com o projeto Erasmus foi bastante enriquecedora para mim, pois desenvolvi novas formas de comunicar e estar, novas técnicas de cozinha e de serviço e também ganhei destreza profissional. A experiência foi de facto nova, levou-me a conhecer o processo de Gestão de certas empresas, que antes me eram desconhecidos, como a organização e apoio forte da OesteCIM. Apesar da falta de profissionalismo e empenho por parte da Tellus, sendo que se tratam de alunos que se deslocaram para um outro pais, para aprender, adaptar modos diferentes de funcionamento nos lugares onde foram colocados, contornar diferenças culturais e hábitos diferentes dos nossos, fomos deixados um pouco à sorte pela Tellus, tanto no alojamento, onde fomos privados de uma alimentação correta, condições básicas, como a ventilação adequada dos quartos, etc. Foram na maioria das vezes conflituosos, não respeitaram os nossos direitos, em comunicação connosco foram sempre de um nível baixo de educação, não resolvendo os problemas. Os nossos professores foram o nosso apoio tal como os nossos colegas, mesmo não sendo da nossa escola.
Agradeço a Natividad por me ter dado a receita das tortillas e apoiado durante 3 meses, a garantir que o meu futuro profissional fosse melhor do que o seu próprio.
A vós sou grato por me terem dado esta oportunidade de crescer como profissional e como pessoa!
Nuno Pedro Pamplona Teodósio

Bom dia, sou o Alexandre Almeida, da Escola Secundária Henriques Nogueira, e realizei o meu projeto de Erasmus+ no gimnasio SportWell. Gostei bastante de estar ligada a um ginásio, onde aprendi como ajudar os praticantes a realizar os exercícios. Gostei muito da experiência pois ganhei mais maturidade e a como gerir a minha vida. Muito obrigado!
Alexandre Daniel Monteiro Almeida

No âmbito do projeto Erasmus+ Nº 2020-1-PT01-KA102-078280, eu Catarina Domingos Félix, do Curso Profissional de Técnico de Design de Comunicação Gráfica, tive a oportunidade de estagiar no estrangeiro, em Itália, Calábria, Nicotera, nas empresas Euro Ce-Di, Chitiportu e Pelle.
Ainda que tenha obtido poucas aprendizagens acerca dos programas próprios de design e na realização de alguns projetos, consegui reter alguns conhecimentos e mais experiência. Estes foram a comunicação de uma língua estrangeira, no meu caso, o inglês, e ainda a aprendizagem de algumas palavras e frases da língua materna do país, o respeito e valores que um trabalhador deve ter para com os funcionários e chefia, e ainda toda a relação, comunicação e respeito para com o cliente e as suas devidas necessidades. Também consegui gerir o meu tempo entre cada tarefa solicitada e o controlo de stress e pressão durante a execução dos mesmos. Dado que tive a experiência de vivenciar a vida profissional que possa vir a ter no futuro, também aprendi a dividir a minha vida pessoal e profissional ao mesmo tempo.
Catarina Domingos Félix

Como aluna do Externato Cooperativo da Benedita, no terceiro e último ano do curso que frequentei, nomeadamente Profissional Técnico de Vendas, tive uma proposta de estágio no estrangeiro, mais especificamente em Nicotera, Itália. Esta é uma pequena aldeia no Sul de Itália em que me adaptei e iniciei uma nova rotina durante um período de 3 meses.
O Externato em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste e a instituição Giovani per l´Europa facultaram-me a possibilidade de pôr em prática alguns conhecimentos adquiridos no meu curso, numa entidade que me possibilitou a aprendizagem da organização e reposição do stock de produtos e estar permanentemente em contacto com clientes, o que acabou por me trazer uma mais valia tanto a nível pessoal pois, tornei-me uma pessoa mais sociável e ágil, quanto a nível profissional, desenvolvendo capacidades a nível da língua italiana e um espírito de colaboração.
Para além da rotina diária do estágio, existiu também uma vida paralela que envolveu viagens nacionais que me permitiram aproveitar, explorar e saborear ao máximo a cultura, a gastronomia e as paisagens do país.
Tenho a agradecer a todas as entidades envolvidas e mencionadas acima e, também ao Supermercato CONAD V7 por me ter acolhido.
A todos um sincero obrigada!
Daniela Voloc

Minha experiência no Erasmus em Avezzano, na Itália, foi incrível e inesquecível. Foi uma jornada que me proporcionou crescimento profissional e pessoal, permitindo-me explorar um novo país, cultura e ambiente de trabalho.
O que mais gostei durante o estágio foi a oportunidade de aprender e aprimorar minhas habilidades profissionais. Fui exposto a diferentes desafios e tive a chance de trabalhar com pessoas talentosas e experientes. Aprendi a lidar com situações novas e a resolver problemas de maneira eficiente, adquirindo conhecimentos valiosos que levarei para minha futura carreira.
No local do meu estágio em Avezzano, tive a oportunidade de trabalhar com o WordPress, uma plataforma de criação de sites e blogs. Inicialmente, a utilização do WordPress parecia ser relativamente fácil, mas ao longo do estágio, percebi que havia muito mais para aprender e explorar.
Com o passar do tempo, fui capaz de aprimorar minhas habilidades em design e criatividade no WordPress. Aprendi a personalizar os layouts, a escolher e editar temas adequados, a adicionar funcionalidades extras por meio de plugins e a otimizar a experiência do utilizador.
Além disso, a experiência social foi incrível. Conheci pessoas de diferentes países e culturas, fiz também várias amizades. A convivência com outros estudantes Erasmus foi agradável
A experiência de viver longe dos pais também foi um grande aprendizado. Aprendi a me tornar mais independente, gerenciar meu próprio tempo e tomar minhas próprias decisões. Foi uma oportunidade de amadurecimento e autoconhecimento, e a sensação de conquistar minha independência foi gratificante.
Se eu tivesse a oportunidade de repetir o programa de Erasmus, não pensaria duas vezes. Acredito que essa experiência enriquecedora vai além do aspeto profissional e acadêmico. É uma oportunidade única de crescimento pessoal, expandir horizontes e criar memórias inesquecíveis sem dúvidas.
Daniel Jomir

Na minha opinião os Erasmus foi uma experiência incrível e recomendo a todos os alunos um dia participarem num programa semelhante. A parte que mais gostei de estar em Itália foi a convivência com todo o grupo dos Erasmus, sejam eles portugueses ou de outras nacionalidades. Gostei imenso também de poder, pela primeira vez, viver sozinho e completamente autônomo, isto foi algo que contribuiu bastante para o meu desenvolvimento como pessoa. Infelizmente aquilo que menos gostei foi do estágio em si, mas acredito que tenha sido pelo próprio local de estágio em que os supervisores não nos deram muito apoio e basicamente "esqueceram-se" de nós. Na minha opinião acho que uma empresa deve dar-nos uma boa experiência no estágio. Em suma, considero que tenha sido uma experiência muito enriquecedora e caso estivesse outra vez em dezembro, sem dúvida voltava a inscrever-me no programa Erasmus.
Guilherme Santiago Oliveira Chaves

O que eu mais gostei da minha experiência de Erasmus foi a cidade que nos recebeu e o local de estágio tinha umas condições muito boas. No meu local de estágio aprendi a mexer no Wordpress.
Rúben Miguel Jorge Agostinho

Gostei muito da experiência, aprendi a viver sozinho, conheci novas pessoas com quem tenho amizade até hoje e cresci. Acho que todos nós crescemos um pouco com esta experiência e aconselho a qualquer pessoa.
Afonso João André Cândido

Olá, sou o Rafael Eusébio e eu sou do curso de Técnico de Multimédia da escola D. Inês de Castro.
Eu gostei muito da minha experiência e acho que ajudou-me a melhorar as minhas habilidades. Além disso, aprendi a viver sozinho sem ajuda dos meus pais e ajudou a preparar me para o mundo trabalho.
Trabalhei em uma empresa de vídeo onde eu editava vídeos/fotos e também filmava e tirava algumas fotos. Viajei bastante por causo disso e fiquei feliz a conhecer Itália enquanto trabalhava.
Rafael da Graça Eusébio

Na minha opinião, ter participado no Erasmus ajudou-me a ter uma experiência inesquecível, ajudou a conhecer novas pessoas, tradições e hábitos dos quais não tinha noção da sua existência.
No local de estágio aprendi a desmontar telefones por peças, substituindo partes queimadas ou mesmo danificadas, aprendi a desmontar computadores portáteis até à última peça e descobri novas máquinas utilizáveis na nossa área de trabalho.
Queria acrescentar também que, mesmo estando longe da família, não me senti sozinho e estou disposto a repetir esta experiência. Obrigado.
Viatcheslav Viatcheslavovich Chetvertnoy

Adorei esta experiência, o facto de estar a fazer a viver a minha vida e a minha independência noutro país foi incrível.
Em relação ao meu local de estágio, não me identifiquei muito com o local em que fui posta, não fiz grande coisa além de traduções e algumas pesquisas de contactos, não fui muito envolvida. Mas para além disso adorei o ambiente e as minhas colegas e superiores trataram me sempre muito bem e esforçaram-se para me compreenderem e ajudarem.
Foi uma experiência enriquecedora.
Micaela Santos Pinto

Gostei muito dessa experiência, viajar para outro país, conhecer novas culturas e costumes de trabalho diferentes. Também gostei de conhecer a história da cidade onde vivia. Foi muito proveitoso para mim como em nível profissional e também principalmente ao nível pessoal. Aprendi muito sobre mim mesmo e como posso melhorar no futuro.
Rodrigo Emanuel Santos Rodrigues

Quando falamos de ERAMUS, devemos ter em mente o facto de ser um programa de mobilidade internacional que permite o contacto entre imensas pessoas de diferentes países. Como tal, a verdade é que foi uma experiência bastante enriquecedora que me permitiu crescer imenso quer a nível pessoal quer profissional. O facto de haver um contacto tão direto com novas e diferentes culturas permitiu uma troca de conhecimento a nível pessoal e para além de permitir a influência de novas formas de viver também permite descobrir e fomentar contactos com profissionais de diferentes áreas. Paralelamente, esta experiência da ERASMUS tem permitido aprender uma nova língua que certamente será uma mais-valia no meu futuro pessoal e profissional.
Lara Maria Hernandes do Nascimento

Uma experiência para a vida, espero um dia voltar a poder ter esta experiência, é algo importante para o crescimento psicológico e físico, adorei conhecer novas pessoas, algumas delas serão para a vida, recomendo a quem tem hipóteses de ir numa experiência destas que não olhe para trás, agradeço a todos que estiveram presentes nesta aventura.
Henrique Prazeres Loureiro