Oeste Sagrado - Rota pelo Património Religioso do Oeste
 
Igreja do Castelo
 
Descrição:
 
A Igreja Matriz da freguesia da Lourinhã, dedicada a Santa Maria, conhecida por Igreja de Santa Maria do Castelo ou Igreja do Castelo, é uma imponente construção do século XIV classificada como Monumento Nacional por Decreto de 29 de Junho de 1922.

Encontra-se num sítio elevado e, teorias pouco exploradas, situam a construção primitiva dentro das muralhas de um castelo (talvez muçulmano) desaparecido no início do século XII, a quando da doação das terras da Lourinhã por D. Afonso Henriques ao cavaleiro francês D. Jordan, como recompensa pelos serviços prestados na conquista de Lisboa aos mouros. É, no entanto, consensual a edificação do conjunto durante o reinado de D. João I. Terá sido entre os anos de 1384 (data da doação régia da Lourinhã a D. Lourenço Vicente, Arcebispo de Braga) e 1397 (ano da sua morte) que este templo foi reedificado, ampliado e sagrado por D. Lourenço Vicente – natural da Lourinhã, foi conselheiro e defensor do rei durante a crise de 1383-1385 e o autor do discurso de aclamação do Mestre de Avis como Rei de Portugal nas Cortes de Coimbra.
 
A Igreja do Castelo, monumento gótico situado antes da renovação estilística verificada com o Mosteiro da Batalha, é reveladora da continuidade dos modelos paroquiais do século XIII que fizeram escola na arquitetura baixo-medieval portuguesa. É constituída por uma nave central, duas laterais e uma abside poligonal, sendo a nave central, mais alta e alargada, separada das laterais por oito arcos ogivais de grande elegância, sustentados por colunas monolíticas de calcário com três metros de altura e rematadas com maravilhosos capitéis trabalhados, todos diferentes e esculpidos com motivos vegetalistas. A capela-mor tem forma octogonal e a sua abóbada assenta em grossas nervuras chanfradas, onde se observam escudos armoriados. Na parede, um nicho manuelino emoldurado por cordas esculpidas que servia para guardar os santos óleos, é hoje o sacrário.  
 

Elementos de Interesse:
 
- O Pórtico principal, virado ao mar, encimado por uma das mais belas Rosáceas da época, com arquivoltas e capitéis historiados com cenas da vida familiar rural e do Antigo Testamento.
- A Pia Batismal, de forma poligonal oitavada, gravada com duas cruzes em círculo e uma estrela de cinco pontas, supostos símbolos templários e sinal da sua presença em terras da Lourinhã.
- A norte, a porta ogival de arestas chanfradas e decorada com carrancas e vieiras esculpidas, situa a Lourinhã nos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela e, a Sul, a esquina do edifício assente em pedra romana, bem como curiosos sinais de canteiro gravados nas pedras.
- O Miradouro do Alto do Cruzeiro, de onde se avista uma bela e vasta paisagem.

Horário de visitas:
 
A Igreja do Castelo pode ser visitada durante todo o ano, no horário 10H00/12.30H e 14.30H/17H00, mediante marcação prévia no Posto de Turismo da Lourinhã.
 

Contactos:
 
Posto de Turismo da Lourinhã
Tel.: 261 410 127
Fax: 261 410 126
Correio eletrónico: turismo@cm-lourinha.pt
Junta de Freguesia da Lourinhã
Tel.: 261 422 159
Fax: 261 423 350
Correio eletrónico: geral@jf-lourinha.pt
 

Coordenadas Geográficas:
 
9:18:59.864
39:14:32.295
 

Para mais Informações: