Ultrapassada a situação pandémica, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, a Comunidade Intermunicipal do Oeste decidiu iniciar as mobilidades previstas em candidatura.
As mobilidades realizaram-se em Espanha e Itália, e participaram, na totalidade, 47 alunos oriundos dos vários estabelecimentos de ensino da Região Oeste.
Antes de cada fluxo de mobilidades, foram realizadas reuniões preparatórias para transmissão de informações relativas à viagem, ao país de acolhimento e ao local de estágio de cada um dos alunos.
Além disso, durante todo o período de mobilidade, foi estabelecido o contacto frequente com os alunos, através de aplicações móveis.
Ao longo do período de mobilidade foram também realizadas reuniões de acompanhamento com os alunos e com os responsáveis da entidade de acolhimento.
- Mobilidade a Salamanca, Espanha
A primeira mobilidade realizou-se na cidade de Salamanca (Espanha), no período de 10 de julho a 8 de outubro de 2022.
Salamanca é um município da província homónima, da comunidade autónoma de Castela e Leão, em Espanha, situada nas margens do rio Tormes. A atual vida quotidiana de Salamanca centra-se na “Plaza Mayor”, edificada entre 1729 e 1755, é o centro e o principal símbolo da cidade. É uma cidade universitária por excelência, acolhendo a universidade mais antiga de Espanha e uma das mais antigas da Europa.
Foram realizados, nesta cidade, 17 estágios, com alunos de diversas escolas da Região, nomeadamente, 2 alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, 4 alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, 4 alunos da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos de Peniche, 2 alunos do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, 2 alunos da Escola Secundária de Peniche e 3 alunos do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.
- Mobilidade a Nicotera, Itália
A segunda mobilidade realizou-se na cidade de Nicotera (Itália), no período de 12 de janeiro a 11 de abril de 2023.
Nicotera é uma cidade charmosa na região da Calábria, em Itália. É um destino encantador, com cultura, história, gastronomia e belezas naturais. É uma cidade muito pequena, com uma área de apenas 32 quilómetros quadrados e uma população de cerca de 6700 habitantes.
Foram realizados nesta cidade 8 estágios, com alunos de duas escolas da Região, nomeadamente, 6 alunos do Externato Cooperativo da Benedita e 2 alunos do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira.
- Mobilidade a Avezzano, Itália
A terceira mobilidade decorreu na cidade de Avezzano (Itália), no período de 13 de janeiro a 12 de abril de 2023.
Avezzano é uma cidade italiana da província de L`Aquila, localizada na região de Abruzzo, com 42 344 habitantes. Elevado à categoria de cidade por decreto do Presidente da República a 21 de junho de 1994, é o segundo maior município da província e o sexto da região em número de habitantes.
Foram realizados nesta cidade 15 estágios, com alunos de três agrupamentos da região, nomeadamente 5 alunos do Agrupamento de Escolas de Cister, 6 alunos do Agrupamento de Escolas da Lourinhã e 4 alunos do Agrupamento de Escolas de Sobral de Monte Agraço.
- Mobilidade a Sicília, Itália
A quarta e última mobilidade prevista em candidatura, está a realizar-se em Sicília (Itália), na cidade de Alcamo, teve início a 27 de fevereiro de 2023 e termina no dia 27 de maio do corrente ano.
Sicília consiste numa região autônoma, uma ilha de Itália com 25 832 km². É banhada pelo mar Mediterrâneo, a sul, e pelo mar Tirreno, a norte. As suas províncias são Messina, Catânia, Siracusa, Ragusa, Enna, Caltanisseta, Agrigento, Trapani e Palermo. A capital de Sicília e a sua maior cidade é Palermo, na costa norte.
Esta região é visitada anualmente por milhões de pessoas provenientes de todas as partes do mundo. O turismo é uma atividade em crescimento, favorecida pela presença de numerosos sítios arqueológicos e de belezas naturais que, como nos casos de Taormina e Cefalù, suscitam o interesse dos visitantes.
Este grupo de mobilidade é composto por 7 alunos de dois estabelecimentos escolares da Região, nomeadamente, 4 alunos do Colégio Rainha Dona Leonor e 3 alunos do Agrupamento de Escolas da Lourinhã.
|