O NOVO PROCEDIMENTO CONCURSAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PORTARIA Nº 83-A/2009, DE 22 DE JANEIRO
ENQUADRAMENTO: Nos termos do n.º 2 do artigo 6º da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro que estabeleceu o regime de vinculação, de Carreiras e de Remunerações (LVCR), adaptado à administração autárquica pelo Decreto-Lei n.º 209/2009, de 3 de Setembro, a gestão de recursos humanos é feita em função dos mapas de pessoal aprovados. O recrutamento de trabalhadores, necessários à ocupação dos postos de trabalho previstos, faz-se por procedimento concursal regulado pela Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de Janeiro.
DESTINATÁRIOS: Elementos dos Recursos Humanos ou outros que participem no procedimento concursal na qualidade de elementos de júri.
OBJECTIVOS: No final desta acção, os formandos deverão possuir as seguintes competências: - Capacidade de implementar o procedimento concursal enquanto membro de júri, secretário desse órgão colegial ou técnico de recursos humanos da entidade empregadora. - Aptidão para estabelecer fundamentadamente metodologias criteriosas de acção assim como planear e organizar o processo concursal. - Conhecimento e treino no tocante aos métodos de selecção provas de conhecimentos, avaliação curricular e entrevista profissional de selecção.
PROGRAMA: 1. As principais mudanças no novo procedimento concursal regulado pela Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de Janeiro: As novas modalidades de procedimentos concursais O processo de selecção referenciado a um perfil de competências As bolsas de recrutamento prioritárias As competências do júri Os meios de publicitação do recrutamento Os formulários obrigatórios Os métodos obrigatórios e os métodos facultativos ou complementares. Os ponderadores na ordenação final. 2. A tramitação do procedimento concursal comum As etapas do processo Analise aos principais documentos: actas, aviso de abertura, listas de resultados, notificações e lista unitária de ordenação final. As reservas constituídas em órgão ou serviço 3. A tramitação do procedimento concursal para constituição de reservas de recrutamento em entidade centralizada e o papel do júri da entidade recrutadora.
ENTIDADE FORMADORA Comunidade Intermunicipal do Oeste
FORMADOR (A) Drª. Maria da Conceição Freitas (Técnica Superior da DGAEP)
DATAS DE REALIZAÇÃO 16, 17, 23 e 24 de Novembro de 2009
HORÁRIO 9h00—12h30 e 14h00 às 17h30
PREÇO POR FORMANDO 152€ (Isento de IVA)
LOCAL DE REALIZAÇÃO Comunidade Intermunicipal do Oeste (Caldas da Rainha)
|