Notícias
31-05-2021
O Projeto EEA Grants Oeste Adapta – Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste, promoveu, no dia 31 de maio, entre as 10h00 e as 12h00, o primeiro Workshop de capacitação técnica de apresentação do programa metodológico dos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, da estrutura do programa de capacitação e identificação de necessidades de informação.
O Workshop decorreu online, via plataforma zoom e contou com a presença de Técnicos municipais e Técnicos da OesteCIM.
A iniciativa foi dividida em vários momentos:
- Adaptação local às alterações climáticas: evolução, conceitos e objetivos
- Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas: Objetivos, faseamento e componentes
- Programa de capacitação
- Metodologia de elaboração dos planos municipais de adaptação - Articulação Institucional
- Programa de comunicação e sensibilização
- Próximos passos
15-06-2021
Seminário Inicial do Projeto Oeste Adapta, EEA Grants
A Comunidade Intermunicipal do Oeste irá realizar o Seminário Inicial do Projeto Oeste Adapta no dia 15 de junho de 2021, às 10h00.
Devido à atual situação de pandemia e às restrições de mobilidade subsequente, este Seminário será realizado por videoconferência.
A iniciativa tem por objetivo sensibilizar a comunidade regional e apresentar o Projeto, assim como experiências de adaptação local às alterações climáticas.
Poderá formalizar a sua inscrição, aqui: https://apportugal.zoom.us/meeting/register/tJwuf-yhqDsrHdYxg5Wp78cEempl5ahChJNa
O Projeto “Oeste Adapta – Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste”, é liderado pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, em parceria com o CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda e a Vestlandsforsking (Western Norway Research Institute).
No essencial, o Projeto Oeste Adapta é composto por 3 componentes que visam dotar os Municípios do Oeste de instrumentos de promoção da adaptação climática e de recursos humanos preparados para assegurar a sua implementação e monitorização, mas também de comunidades locais informadas e preparadas para lidar com as mudanças climáticas.
15-06-2021
Oeste Adapta: OesteCIM promove primeiro Seminário de sensibilização da população para as alterações climáticas
A iniciativa insere-se na componente do Projeto que visa a sensibilização regional e local para as alterações climáticas. Com início às 10h e término às 12h30, ao longo da manhã foi possível conhecer o Projeto, assim como algumas experiências de adaptação local às alterações climáticas dos Municípios de Tomar e Cascais, assim como da Organização Não Governamental de Ambiente QUERCUS, da Associação Ambiental Lourambi e da Associação de Estudantes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.
A abertura da sessão foi feita pelo Secretário Executivo da OesteCIM, Dr. Paulo Simões, pela Diretora de Serviços da Secretaria Geral do Ambiente, Dra. Susana Escária, e pela Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão EEA Grants Portugal, Dra. Susana Ramos.
O Seminário contou com duas mesas redondas onde se salientou a relevância dos planos de adaptação como instrumentos essenciais para que uma cidade consiga enfrentar os riscos das alterações climáticas e de fenómenos climáticos extremos, como por exemplo ondas de calor ou cheias. Para além disso, realçou-se a importância do envolvimento dos cidadãos e do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo governo local, assim como da articulação entre serviços, das políticas públicas de apoio à adaptação do território às alterações climáticas e a sua fiscalidade, assim como do papel dos media na divulgação da temática ambiental.
No Seminário estiveram ainda presentes o Parceiro Nacional, CEDRU, que fez a apresentação do Projeto Oeste Adapta, e o Parceiro Norueguês, Western Norway Research Institute, que apresentou o inquérito realizado aos municípios noruegueses sobre a adaptação às alterações climáticas.
O encerramento da sessão ficou a cargo da Senhora Embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Westberg, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Dr. Pedro Folgado.
15-07-2021
Workshop de capacitação técnica #2 para a adaptação do território do Oeste às alterações climáticas
Esta iniciativa tem por objetivo promover a capacitação técnica em métodos de identificação e análise da sensibilidade climática, avaliação de vulnerabilidade e identificação de territórios vulneráveis prioritários.
A iniciativa enquadra-se na componente “Programa de capacitação em planeamento e montagem de operações de adaptação às alterações climáticas”, prevista no Projeto, e tem por objetivo promover a capacitação técnica em métodos de identificação e análise da sensibilidade climática, avaliação de vulnerabilidade e identificação de territórios vulneráveis prioritários.
Os públicos-alvo da ação serão Técnicos Municipais dos departamentos de urbanismo, ambiente e proteção civil e Técnicos da OesteCIM, procurando dar-lhes as competências necessárias para colaborarem na produção dos respetivos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas.
O Workshop de Capacitação Técnica #2 contará com vários momentos, entre eles:
- Balanço dos trabalhos e ponto de situação
- Clima no Oeste
- Clima nos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas do Oeste
- Debate
- O que são os riscos climáticos?
- Metodologia de análise de riscos climáticos
- Próximos passos
Consultar Programa aqui
Oeste Adapta é um projeto do Small Grant Scheme#3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
15-07-2021
OesteCIM promove workshop para avaliação de riscos e impactes climáticos no Oeste, no âmbito do Projeto Oeste Adapta
No dia 15 de julho de 2021, realizou-se o segundo Workshop de Capacitação Técnica no âmbito do Projeto Oeste Adapta – Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste, financiado através do Programa Ambiente dos EEA Grants, operado em Portugal pela Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.
Técnicos Municipais dos departamentos de urbanismo, ambiente e proteção civil do Oeste e Técnicos da OesteCIM estiveram presentes na sessão que decorreu em formato online e contou com a intervenção de representantes do CEDRU e IGOT.
O Workshop de Capacitação Técnica #2 enquadra-se na segunda fase do Projeto, correspondente à Avaliação de cenários, riscos e impactes climáticos.
João Vasconcelos, da IGOT, começou por falar sobre o clima no Oeste, seguindo-se João Vasconcelos, do CEDRU, que apresentou a contextualização climática do concelho, tendências observadas, cenarização climática e enquadramento do concelho nos cenários climáticos regionais.
Sérgio Barroso explicou o que são riscos climáticos e respetivas consequências nos PMAAC do Oeste, assim como avaliação de impactes e vulnerabilidades atuais.
João Telha retomou a palavra para falar sobre a metodologia de avaliação de vulnerabilidades climáticas e tarefas metodológicas.
Por último, coube a Heitor Gomes abordar os próximos passos do Projeto, nomeadamente a análise de riscos climáticos através da recolha de bases cartográficas de apoio à análise para produção de cartografia e template de ficha de análise que será posteriormente preenchida pelos respetivos Municípios, revista e validada.
A próxima iniciativa será o primeiro Webinar do Projeto Oeste Adapta, marcado para 4 de outubro de 2021.
18-10-2021
OesteCIM vai realizar primeiro Webinar do Projeto Oeste Adapta
No próximo dia 18 de outubro, pelas 09h50 (Portugal), irá realizar-se o Webinar #1 - Avaliação da Sensibilidade Climática do Projeto Oeste Adapta, financiado através do Programa Ambiente dos EEA Grants, operado em Portugal pela Secretaria Geral do Ambiente, do Ministério do Ambiente e Ação Climática.
A iniciativa tem por objetivo fazer o ponto de situação do Projeto e analisar os riscos climáticos municipais. Os Técnicos Municipais dos departamentos de urbanismo, ambiente e proteção civil da Região Oeste serão, assim, divididos por 3 salas virtuais.
Nestas salas virtuais, Técnicos Municipais juntamente com o Parceiro do Projeto, CEDRU, irão analisar os riscos climáticos atuais e futuros dos respetivos Municípios. Os Técnicos Municipais terão ainda a oportunidade de apresentar e discutir o trabalho que desenvolveram até à data.
O Webinar #1 - Avaliação da Sensibilidade Climática do Projeto Oeste Adapta contará com vários momentos, entre eles:
- Balanço dos trabalhos e ponto de situação
- Riscos Climáticos
- Metodologia PIC
- Metodologia de Análise de Riscos Sensibilidade
- Perguntas & Respostas e Próximos Passos
Oeste Adapta é um projeto do Small Grant Scheme#3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
14-12-2021
OesteCIM promove webinar para avaliação da capacidade adaptativa dos Municípios do Oeste às alterações climáticas
No próximo dia 14 de dezembro realiza-se o segundo webinar no âmbito do Projeto Oeste Adapta – Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste, financiado pelo Programa EEA Grants.
O evento conta com as intervenções do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU) e da Dra. Lídia Terra, Chefe da Divisão de Ação Climática e Economia Circular da Câmara Municipal de Loulé.
O objetivo deste segundo Webinar é fazer o ponto de situação dos trabalhos, assim como a análise dos levantamentos referentes ao perfil de impactos climáticos dos Municípios e as metodologias e resultados da análise da sensibilidade climática Municipal.
Será ainda apresentada a metodologia de análise da capacidade adaptativa dos Municípios do Oeste e a metodologia de análise da climate proofing de Planos Locais, ferramenta concebida para apoiar a integração dos impactos das alterações climáticas, bem como os respetivos desafios e oportunidades, no planeamento do desenvolvimento a nível local, tornando as medidas de desenvolvimento mais eficientes e resilientes.
Conheça o programa completo aqui
18-01-2022
Terceiro webinar do Projeto Oeste Adapta pretende avaliar impactes e vulnerabilidades futuras do território do Oeste
A iniciativa realiza-se no próximo dia 18 de janeiro, pelas 09h55.
O webinar será realizado online através de videoconferência Zoom e será dirigido aos Técnicos Municipais do Oeste capacitados em operações de adaptação às alterações climáticas.
Juntamente com a equipa do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU), os Técnicos Municipais irão fazer o balanço dos trabalhos e ponto de situação.
Serão depois distribuídos por salas virtuais onde ficarão a conhecer os resultados da análise de sensibilidade climática dos respetivos Municípios.
Terminada a reunião nas respetivas salas virtuais, voltarão à sala principal onde serão apresentados os resultados da avaliação da capacidade adaptativa e da análise da Climate Proofing de Planos Locais.
No final do Webinar, a equipa do CEDRU irá abordar a Metodologia de Análise de Impactes e de Vulnerabilidades Futuras, prosseguindo os trabalhos das próximas etapas do Projeto.
Consultar Programa do Webinar #3 aqui
29-03-2022
OesteCIM, CEDRU e Técnicos Municipais do Projeto Oeste Adapta reúnem-se para analisar territórios vulneráveis prioritários na Região Oeste
Este será o Webinar #4 no âmbito do Projeto Oeste Adapta - Planeamento da Adaptação Climática na Região Oeste.
No próximo dia 29 de março, pelas 09h55, irá realizar-se o Webinar #4 “Territórios Vulneráveis Prioritários”, com organização da entidade promotora Comunidade Intermunicipal do Oeste e do parceiro CEDRU.
Durante o Webinar, será feito o balanço dos trabalhos e serão abordados temas como a metodologia e os resultados obtidos da análise das vulnerabilidades futuras na Região Oeste assim como a metodologia de definição dos territórios vulneráveis prioritários.
A iniciativa enquadra-se numa das atividades previstas no âmbito do Projeto Oeste Adapta, que visa dotar os Municípios do Oeste de instrumentos de promoção da adaptação climática e de recursos humanos preparados para assegurar a sua implementação e monitorização, mas também de comunidades locais informadas e preparadas para lidar com as mudanças climáticas.
Consultar Programa do Webinar #4 aqui
10-05-2022
Adaptação às Alterações Climáticas na Região Oeste - terceiro workshop com Técnicos Municipais
O Workshop #3 do Projeto Oeste Adapta visa capacitar os Técnicos Municipais em métodos e técnicas de construção de medidas e ações de adaptação às alterações climáticas e respetiva integração no ordenamento do território.
A atividade realiza-se online, através da plataforma Zoom, no próximo dia 10 de maio, pelas 09.55h.
Os Técnicos Municipais dos departamentos de urbanismo, ambiente e proteção civil da Região Oeste serão divididos por 3 salas virtuais onde, em sessões paralelas, irão analisar os territórios vulneráveis prioritários, juntamente com um técnico do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano (CEDRU), Parceiro do Projeto. De seguida, será abordada a estratégia e respetivas medidas de adaptação às alterações climáticas no território.
O projeto é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014 – 2021, com um custo total elegível de 233.640,00 EUR.
O Projeto Oeste Adapta tem como objetivo dotar os Municípios do Oeste de instrumentos de promoção da adaptação climática e de recursos humanos preparados para assegurar a sua implementação e monitorização, mas também de comunidades locais informadas e preparadas para lidar com as mudanças climáticas.
Consultar Programa do Workshop#3 aqui
12-05-2022
Projeto Oeste Adapta - Workshop #3 com Técnicos Municipais promovido para identificar os territórios vulneráveis prioritários da Região Oeste
No passado dia 10 de maio de 2022 realizou-se o Workshop#3 do Projeto Oeste Adapta, apoiado pelo EEA Grants através do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.
O workshop decorreu entre as 09.55h e as 12.00h em formato online, através da plataforma Zoom.
O objetivo do Workshop foi analisar os territórios vulneráveis prioritários da Região Oeste e falar com os Técnicos Municipais sobre o processo de identificação dos mesmos.
Foi, igualmente, analisada a ficha de definição da estratégia de adaptação às alterações, a preencher pelos Técnicos Municipais. Na ficha os Técnicos irão identificar as medidas de adaptação propostas para cada tipo de risco climático e as respetivas ações de adaptação.
No final do Workshop foi tempo de abordar os próximos passos do Projeto que passarão por Reuniões Municipais entre a equipa do CEDRU e os Técnicos Municipais.
O projeto é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014 – 2021, com um custo total elegível de 233.640,00 EUR.
O Projeto Oeste Adapta tem como objetivo dotar os Municípios do Oeste de instrumentos de promoção da adaptação climática e de recursos humanos preparados para assegurar a sua implementação e monitorização, mas também de comunidades locais informadas e preparadas para lidar com as mudanças climáticas.
21-06-2022
Webinar #5 no âmbito do Projeto Oeste Adapta – 21 de junho
O projeto Oeste Adapta, financiado pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono do EEA Grants 2014-2021 irá promover, no dia 21 de junho de 2022, entre as 09h55 e as 12h15, um webinar no âmbito da definição do plano de ação para a adaptação dos Municípios do Oeste às alterações climáticas.
O Webinar será divido pelos seguintes momentos:
- Sessões paralelas com os Técnicos Municipais sobre a respetiva estratégia e medidas de adaptação;
- Apresentação da Metodologia para as fichas de ações de adaptação;
- Apresentação da Metodologia para avaliação do caminho adaptativo;
- Âmbito e conteúdos do Plano de Ação Climática;
- Próximos passos.
02-12-2022
PROJETO OESTE ADAPTA | Webinar#6 - Mainstreaming e integração
Depois de realizados os 12 Conselhos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas nos Municípios do Oeste, no próximo dia 5 de dezembro, pelas 14:25, será realizado o Webinar #6 Mainstreaming e integração, através da plataforma online ZOOM.
Previsto na última Fase do Projeto, o Webinar#6 irá começar com o balanço dos trabalhos e ponto de situação, seguindo-se a realização de sessões paralelas com os Municípios. Nestas sessões paralelas, os Técnicos Municipais serão divididos por grupos a fim de fazerem o ponto de situação dos Planos Municipais de Adaptação e Ações de Adaptação.
Pedro Henriques e Gonçalo Caetano, da equipa do CEDRU (Parceiro do Projeto), apresentarão a Metodologia de Mainstreaming da Adaptação Climática e a Metodologia de Integração da Adaptação nos Instrumentos de Gestão Territorial, respetivamente.
No fecho do Webinar, Heitor Gomes falará sobre os próximos passos, encerrando a sessão.
05-12-2022
Projeto Oeste Adapta | Mais de 30 participantes no penúltimo Webinar do Projeto
Realizou-se esta segunda-feira, dia 5 de dezembro, o Webinar#6 do Projeto Oeste Adapta, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants. Na iniciativa estiveram presentes mais de 30 Técnicos Municipais do Oeste afetos ao Projeto.
O penúltimo Webinar do Projeto Oeste Adapta iniciou pelas 14:30h, tendo como primeiro ponto de trabalho a realização do ponto de situação do Projeto, feito pelo Técnico do CEDRU, Heitor Gomes. O mesmo referiu que, nos Conselhos Locais realizados, foram recolhidos contributos relevantes para a última etapa da Fase 2 e posterior Plano de Ação.
Com o Webinar #6, o Projeto entra assim na fase de integração da adaptação nos Instrumentos de Gestão Territorial e Mainstreaming.
Após esta introdução, os Técnicos Municipais foram distribuídos por 3 salas paralelas onde, em conjunto com um Técnico do CEDRU, foi questionado se havia alguma dúvida ou dificuldade no respetivo Plano e TVP’s. Foi ainda feito o balanço dos Conselhos Locais e respetiva participação da população nos mesmos e, por fim, foi mencionada a importância de consolidar e fazer uma boa definição do universo de medidas e ações relevantes para o Município pois esta será uma tarefa muito relevante para a próxima fase do Projeto.
Pedro Henriques e Gonçalo Caetano, Técnicos do CEDRU, fizeram a apresentação da Metodologia de Mainstreaming da Adaptação Climática e da Metodologia para a Integração da Adaptação nos Instrumentos de Gestão Territorial, respetivamente.
Relativamente à metodologia de Mainstreaming foi possível perceber por que é desejável integrar a adaptação às alterações climáticas nos planos, programas e estratégias de desenvolvimento local, assim como as três diferentes formas de mainstreaming existentes. Foram, igualmente, apresentadas as próximas tarefas e sub-tarefas metodológicas aos Técnicos Municipais.
No que se refere à Integração da Adaptação nos Instrumentos de Gestão Territorial, Gonçalo Caetano falou sobre as principais formas de integração da adaptação no ordenamento do território e nos Instrumentos de Gestão Territorial (IGT), abordando as próximas tarefas metodológicas a realizar neste âmbito.
No final, Heitor Gomes referiu os próximos passos, nomeadamente a realização do Webinar #7, no dia 25 de janeiro, para balanço dos trabalhos “Mainstreaming e Integração” e preparação dos trabalhos de gestão, acompanhamento e avaliação.
20-01-2023
Webinar #7 | Projeto Oeste Adapta
Dia 25 de janeiro de 2023, irá realizar-se o sétimo Webinar, no âmbito do Projeto Oeste Adapta, através da plataforma online zoom. A iniciativa contará com a participação do parceiro Norueguês, Vestlandsforsking (Western Norway Research Institute).
A receção dos participantes será às 09:55h, seguindo-se o balanço dos trabalhos e ponto de situação.
Serão depois realizadas sessões paralelas com os Técnicos Municipais a fim de analisar a respetiva Estratégia e medidas de adaptação do território às alterações climáticas.
Depois da pausa, será tempo para Carlo Aall, parceiro representante do Vestlandsforsking (Western Norway Research Institute) fazer a sua intervenção e falar sobre a adaptação às alterações climáticas na Noruega.
Por fim será abordada a Metodologia Modelos de Gestão do Plano e a Metodologia Sistema de Monitorização, encerrando a sessão com os próximos passos do Projeto.
26-01-2023
Oeste Adapta realiza Webinar com a participação online do Parceiro Norueguês do Projeto
O Webinar #7 do Projeto Oeste Adapta decorreu no dia 25 de janeiro de 2023. A iniciativa contou com a participação do Parceiro Norueguês, Vestlandsforking.
A atividade teve como objetivo analisar as estratégias e medidas de adaptação às alterações climáticas dos doze Municípios do Oeste e fazer o respetivo balanço e ponto de situação dos trabalhos.
Realizado online através da plataforma Zoom, o Webinar contou ainda com a participação de Carlo All, em representação do Parceiro Norueguês do Projeto, Vestlandsforking.
Carlo partilhou com os participantes informação sobre a adaptação às alterações climáticas na Noruega, orientações do governo e responsabilidade na área da adaptação às alterações climáticas e a sua priorização. Foi ainda abordada a forma como se espera que os municípios sejam afetados por vários aspetos e efeitos das alterações climáticas.
No final da sessão foi tempo de lembrar as próximas etapas do Projeto com os Técnicos Municipais.
21-06-2023
Urgências e desafios de adaptação às alterações climáticas no Oeste serão temas do Seminário Final do Projeto OESTE ADAPTA
Dia 28 de junho de 2023, irá realizar-se o Seminário Final do Projeto Oeste Adapta - Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste, na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste, em Caldas da Rainha.
Neste evento, será feito o balanço da implementação do Projeto.
Será ainda proporcionado um momento de debate com os Municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha, Lourinhã e Torres Vedras com o objetivo de conhecer as urgências e desafios de adaptação do território às alterações climáticas.
O Seminário contará com a presença do Parceiro do Projeto (Western Norway Research Institute), representado por Carlo Aall que irá partilhar o exemplo internacional do Parceiro na área da adaptação às alterações climáticas.
Depois da intervenção do Parceiro do Projeto, seguir-se-á o momento de entrega de Diplomas aos Técnicos Municipais envolvidos no Projeto.
O evento termina com a intervenção de Ellen Aabø, Encarregada de Negócios da Embaixada da Noruega em Portugal, e de Pedro Folgado, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
O objetivo do projeto é promover a integração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Região do Oeste à escala municipal. Para além disso, o Projeto Oeste pretende dotar os municípios da Região Oeste de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas que aumente a resiliência local, promovendo, simultaneamente, a capacitação dos técnicos municipais no domínio da adaptação climática local e aumentando a sensibilidade e a preparação dos atores locais e regionais para lidarem com as implicações das alterações climáticas.
29-06-2023
Seminário Final do Projeto Oeste Adapta
Realizou-se, no dia 28 de junho, o Seminário Final do Projeto Oeste Adapta, para apresentação do Projeto e de experiências de adaptação local às alterações climáticas.
O evento decorreu na Comunidade Intermunicipal do Oeste e contou com mais de 50 participantes.
Procedeu à abertura do evento Paulo Simões, Secretário Executivo da OesteCIM, seguindo-se um momento de coffee break.
Susana Escária, da Secretaria Geral do Ambiente. Presente na sessão de forma virtual, Susana Escária saudou os presentes e referiu que, estando elaborados os Planos, é importante implementar medidas concretas de adaptação às alterações climáticas.
O Programa Ambiente já apoiou 60 projetos. O encerramento do Projeto Oeste Adapta é “mais um contributo relevante para reduzir as disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu e reforçar as relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.”
Luís Carvalho, do Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional Urbano, fez o balanço do Projeto. As alterações climáticas refletem-se no aumento da temperatura média anual, no aumento do número de dias de ondas de calor, na diminuição da precipitação e na subida do nível médio do mar.
O Diretor-Adjunto do CEDRU mencionou os objetivos e componentes do Projeto, realizado ao longo de 24 meses de trabalho, que envolveu as componentes de planeamento, capacitação e sensibilização.
Os desafios futuros passam por implementar as ações de adaptação previstas até 2030, ter uma política suportada em evidências, transparente e escrutinável, intensificar a sensibilização da comunidade, integrar a adaptação nas políticas municipais, especialmente no urbanismo, preservar o papel dos ecossistemas na prestação de serviços de regulação e rever/atualizar o plano para um processo de planeamento de antecipação.
Seguiu-se o debate sobre as urgências e desafios da adaptação climática no Oeste, moderado por Gonçalo Caetano (CEDRU), que contou com Hermínio Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, António Vidigal, Secretário da Presidência e Vereação da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, João Serra, Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã e Dulcineia Ramos, Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Numa Região marcadamente rural, as principais preocupações prendem-se com a falta de água, ondas de calor e a seca, mas também com a conservação das arribas, a segurança das pessoas e bens, a subida do mar e as cheias.
É importante capacitar/educar, sensibilizar e adequar os instrumentos de ordenamento do território, nomeadamente através de uma rede colaborativa intermunicipal para trabalhar em conjunto e fazer face aos eventos extremos.
Presente na sessão, Carlo Aall, representante do Parceiro Norueguês Western Norway Research Institute, falou sobre a experiência norueguesa, nomeadamente a próxima fase de adaptação convencional às alterações climáticas, riscos transfronteiriços, tipos de problemas ambientais, a desconexão entre o discurso de adaptação e mitigação às alterações climáticas e a necessidade de reconetar os discursos climáticos, atualmente divididos.
No encerramento da sessão, Ellen Aabø, Encarregada de Negócios da Embaixada da Noruega em Portugal, mencionou a importância dos investimentos de adaptação climática a curto e médio prazo, dando o exemplo da aposta do Estado Norueguês m soluções de produção e consumo de energias sustentáveis. Nas suas palavras “o Projeto acabou, mas é agora que o trabalho começa”.
No final do Seminário, todos os Técnicos Municipais envolvidos no Projeto receberam o respetivo Certificado.
Financiado por:
Comunidade Intermunicipal do Oeste
Avenida General Pedro Cardoso, nº9
2500-922 Caldas da Rainha
Tel.: +351 262 839 030
Email: geral@oestecim.pt
Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants
|