Integrado na estratégia nacional para o desenvolvimento da Sociedade de Informação, o projeto Oeste Digital tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de um modelo de governo local que permita favorecer a criação de condições para implementação de um novo modelo de Administração Pública Local e promover, paralelamente a criação de plataformas integradas de informação e divulgação regional de utilização Pública, integrando componentes de governo eletrónico.
Este projeto integra como parceiros as Câmaras Municipais de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e outras entidades da Região, (Região de Turismo do Oeste, APAS Floresta, Jornal Tinta Fresca, Codimaco, Associação Industrial da Região Oeste, ISPO, Leader Oeste, Escola Básica Integrada de Sto. Onofre, ANP, Associação Oeste Online, Oeste.TV, Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça e Comunidades Cibernautas).
A execução global deste projeto, promoveu a disponibilização on-line dos serviços de atendimento municipais, criando uma relação mais próxima aos cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento e implementação de um novo modelo de Administração Pública Local, promovendo paralelamente a criação de plataformas integradas de informação e divulgação regional de utilização pública.
Objetivos do projeto:
• O Cidadão e a melhoria da sua qualidade de vida
Melhorar a qualidade de vidas populações através de novos e mais eficientes serviços eletrónicos. Paralelamente, será articulado com a plataforma de e-serviços, um número verde de contacto único, que permitirá ao cidadão, ainda não familiarizado com a utilização da Internet, ter acesso a estes serviços e conteúdos em igualdade de circunstâncias com aqueles que acedem ao Portal Oeste Digital. Pretende-se assim assumir um combate à info-exclusão.
• O Projeto Oeste Digital como mobilizador de toda a Sociedade Regional
O Projeto Oeste Digital deverá assumir-se como um Projeto catalizador para toda a Região, assegurando a promoção da Sociedade da Informação a nível regional e promovendo a qualidade de vida da população e divulgação da realidade regional a nível nacional e internacional. Estes objetivos são assegurados, desde logo, pela participação entusiasta de todas as 23 entidades dinamizadoras da candidatura, que possuem uma elevada relevância na Sociedade Civil da Região.
• O Projeto Oeste Digital como impulsionador da promoção e divulgação das ofertas instaladas na Região
Este Projeto pretende trazer visibilidade para todos os agentes económicos, culturais e coletivos da Região alargando desta forma os seus “mercados”. Consegue-se assim reforçar as suas condições de competitividade e, ao mesmo tempo, dinamizar o tecido empresarial e empregador da Região Oeste, reforçando, de forma direta e indireta, a capacidade de atração e fixação das populações e combatendo a desertificação do território.
• O Projeto Oeste Digital como impulsionador da modernização da Administração Local através da aposta no Governo Eletrónico Local em banda larga
O Projeto Oeste Digital proporciona igualmente a oportunidade às 12 Autarquias de procederem à modernização dos seus serviços, nomeadamente através da implementação de plataformas de e-gov com o objetivo de agilizar o atendimento ao munícipe e a tramitação processual em back-office dos atendimentos solicitados por múltiplos canais (Web, Wap, Balcão). Garante-se assim maior eficiência, celeridade e transparência aos serviços municipais ao mesmo tempo que se dá cumprimento aos compromissos subjacentes ao Plano e-Europe2005, subscrito por Portugal, caminhando no sentido de transformar a administração pública portuguesa num prestador de serviços de referência capaz de “mobilizar” os restantes agentes coletivos da sociedade.
• O Projeto Oeste Digital como dinamizador de infraestruturas e acessibilidades de banda larga
Esta candidatura propõe a criação de uma infraestrutura tecnológica comum, a partilhar por todos os promotores, que proporcionará economias de escala no investimento, ao mesmo tempo que assegurará a interligação entre cada um dos copromotores, cidadãos e agentes coletivos em banda larga.
No dia 14 de julho de 2006, a Associação de Municípios do Oeste realizou a Cerimónia de Apresentação Pública do Portal Oeste Digital, um portal de cariz regional que dinamiza a interação entre autarquias, cidadãos, empresas e entidades da sociedade civil a nível regional e local.