Descrição:
A Igreja Matriz, imóvel de interesse público, é classificada desde Março de 1944. Situa-se na zona antiga da vila, em amplo adro calcetado, arborizado e circundado por ruas estreitas.
A invocação original era de Santa Maria de Arruda.
D.Manuel I e a sua família permaneceram na Vila de Arruda durante algum tempo, em virtude de um surto de peste em Lisboa. Por ouvir falar “dos bons ares” desta região, o monarca terá decidido passar aqui uma temporada.
Em ação de graças por se ter salvo e à sua família, D.Manuel I mandou reconstruir a pequena igreja que existia e ordenou que se mudasse a invocação de Santa Maria de Arruda para Nossa Senhora da Salvação, e que a partir desse momento se realizasse anualmente uma procissão em sua honra, a 15 de Agosto.
Julga-se que a génese da Festa, que ainda hoje se realiza de 6 a 18 de Agosto, terá tido aqui a sua origem.
A igreja que foi reconstruída durante o reinado de D.João III, tem sido alvo de obras de restauro e conservação. Apresenta uma arquitectura religiosa manuelina e barroca de onde se destaca a azulejaria de motivos de ponta de diamante e vegetalistas e o portal manuelino.
Elementos de interesse:
- Portal Manuelino - Retábulo de talha dourada barroca (que rodeia a Imagem de Nossa Senhora da Salvação) - Vasto conjunto de azulejaria: azulejos polícromos do tipo ponta de diamante e paineis com figuras de santos, destacando-se o de São Cristovão e de São Jorge
Horário de visitas:
Todos os dias, das 10H00 às 18H00
Contactos:
Paróquia de Arruda dos Vinhos
|