Candidatura 2006/2007
 
Conteúdos Programáticos
 
Qualidade nos Serviços
 
Curso 29L_06
 
 
Programa
 
 
1. Os novos desafios da gestão pública num mundo em transformação acelerada
2. A qualidade como instrumento da modernização administrativa
3. O sistema português da qualidade e sua transversalidade à Administração pública
4. O que é o S.P.Q, princípios orientadores, subsistências do P.S.Q.
5. Os orgãos sectoriais e regionais da qualidade
6. Estrutura e enquadramento político do S.P.Q
7. Referenciais para a qualidade;
8. A certificação segundo as ISO 9001/2000
9. O modelo de excelência da European Foundation for Quality Management; modelos de melhoria contínua
10. Auditorias ou auto-avaliação
11. Estratégias da qualidade em serviços públicos
12. O porquê da qualidade na administração pública
13. A qualidade nas administrações públicas da União Europeia
14. O papel dos dirigentes e a motivação das pessoas
15. A audição do cliente/cidadão
16. Indicadores da qualidade
17. Elaboração de metodologias para implementar programas de qualidade
18. A mudança dos estilos de gestão, a mudança dos comportamentos
19. A mudança tecnológica e a organização do trabalho
20. A avaliação de programas de qualidade


Carga Horária: 35 Horas