Oeste Sagrado - Rota pelo Património Religioso do Oeste
 
Igreja e Convento de Santo António
 
Descrição:
 
O Convento e Igreja de Santo António da Lourinhã têm origem numa comunidade de frades Capuchos Recoletos fundada em 1598 e Monumento Nacional por Decreto de 16 de Junho de 1910.

Inicialmente constituído por uma pequena igreja e algumas casas de recolhimento, em novembro de 1601 têm início obras de ampliação e restauro, que se prolongaram por vários anos devido à grandeza e volume do edifício e às dificuldades económicas dos frades. Em 1609 é construída a capela-mor, a expensas de D. Brites Brandoa que possuía o padroado do templo e ali queria a sua sepultura e, em 1619, a Igreja de Santo António fica totalmente edificada com as características que hoje podemos apreciar. Com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, a Igreja é cedida à paróquia da Lourinhã e, a parte conventual, é requisitada pela Câmara Municipal para aí instalar o tribunal. 150 Anos depois, a zona conventual volta à tutela da Fábrica Paroquial e são realizadas grandes obras de restauro, concluídas em 1993.

O convento, de pequenas dimensões e traça maneirista, é de planta quadrada, com dois pisos e arcada de ordem toscana. Foi edificado em redor de um claustro e de um antigo poço, com meias paredes revestidas a painel de azulejo do século XVIII, com motivos de Balaústre alternado com Anjos com Cestas de Flores, sendo o piso superior sustentado por colunas de estilo Toscano.

A igreja, à direita do Convento, é de planimetria retangular e o seu interior, de nave única, é coberto por abóbada de berço e paredes laterais decoradas com silhar de azulejo de Albarrada setecentista. A capela-mor, também com abóbada de berço, é precedida por arco triunfal e decorada com lambril de azulejos do século XVIII com cenas do Calvário e dos Milagres de Santo António. Do lado do Evangelho foi disposto o mausoléu com o túmulo de D. Brás Henriques e, ao centro, um retábulo neoclássico de talha dourada e azul.
 
 
Elementos de Interesse:

- Pia Batismal do século XVII e Vitral
- Capela, dedicada a Santo António, com retábulo de mármore florentino, frontal e paredes revestidas a azulejo datado de 1714, representando o Milagre da Mula e a Pregação aos Peixes
- Altares colaterais em talha dourada e gosto neoclássico e as capelas laterais decoradas a azulejo
- Pórtico na fachada com frontão triangular ostentando a Cruz de Cristo
- Conjunto de pintura quinhentista a óleo sobre tábuas, de elevado valor artístico e cultural, bem como alguns exemplares da pintura renascentista e barroca nacional.


Horário de visitas:
 
A Igreja e o Convento de Santo António estão abertos ao público e podem ser visitados durante o todo o ano, no horário 10H00/18H00.


Contactos:

Posto de Turismo da Lourinhã
Tel.: 261 410 127
Fax: 261 410 126
Correio eletrónico: turismo@cm-lourinha.pt
Junta de Freguesia da Lourinhã
Tel.: 261 422 159
Fax: 261 423 350
Correio eletrónico: geral@jf-lourinha.pt


Coordenadas Geográficas:

9:18:49.592
39:14:30.432


Para informações:

www.cm-lourinha.pt