Oeste Sagrado - Rota pelo Património Religioso do Oeste
 
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres
 
Descrição:

Nossa Senhora dos Prazeres é um templo cuja edificação original remontará ao século XIII, a julgar pelo portal de influência ainda românica do portal principal.

A igreja contou com várias fases construtivas e, no século XIV, foi mesmo escolhida para última morada por Martim Palença e a sua esposa, membros de uma importante família da região. Em 1596, é dado lugar a uma nova capela tumular, em estilo maneirista.

Mas datam do século XVIII, de período barroco, os elementos estéticos que mais sobressaem e dos quais sobrevivem os retábulos de período joanino.

A igreja de Prazeres, pela sua antiguidade e perenidade, assume-se como um dos mais importantes testemunhos de época medieval que sobrevive no imenso território inicialmente pertencente ao Mosteiro de Alcobaça. Além disso, o seu bom estado de conservação e a sua harmoniosa integração no casco histórico da pitoresca vila de Aljubarrota são fortes argumentos que justificam uma descomprometida visita.
 

Elementos de interesse:

- Valor simbólico por ser das mais antigas igrejas de Alcobaça
- Portal principal
- Retábulos de período Joanino
 

Horário de visitas:

De segunda-feira a sexta-feira, das 9H00às 12H30  e das 14H00  às 17H00, mediante solicitação na Junta de Freguesia e ao fim de semana, com marcação prévia com a Junta de Freguesia

Contactos:
 
Junta de Freguesia de Prazeres
Praça do Pelourinho
2460-601 Aljubarrota
262 507 113 (de segunda-feira a sexta-feira)
933 075 844 (ao fim de semana)
 
 
Coordenadas Geográficas:
 
Sistema de coordenadas: PT-TM06/ETRS89 - European Terrestrial Reference System 1989
X - 68580
Y - 10989