Oeste Sagrado - Rota pelo Património Religioso do Oeste
 
Igreja Matriz de Santa Maria
 
Descrição:
 
A Igreja Matriz de Santa Maria encontra-se edificada no Largo da Praça, fronteira ao chafariz e Pelourinho, virado a poente, passa por ser uma construção visigótica do século VIII, transformada em mesquita no tempo dos mouros e restituída ao culto cristão, após a reconquista.

O edifício atual, templo de rara beleza, tem sofrido ao longo dos anos restauros importantes, um dos quais em 1571,a custa do bolso particular do seu prior, Dr. Rodrigo Sanches, confessor da Rainha D. Catarina e Esmoler-mor do Reino.

Na frontaria, cingida por cunhais terminados em fogaréus e ladeada por alta torre sineira, quadrangular, rematada por cúpula ou coruchéu octogonal de esguias faces triangulares, rasga-se amplo portal renascença, com dois pares de colunas clássicas, nichos vazios, onde se destaca o vão que abriga a escultura de Nossa Senhora da Assunção, orago da freguesia.

O portal tem duas meias portas almofadadas, ambas argoladas, com pregaria, tendo no espelho das fechaduras a Cruz de Cristo estilizada.

Interiormente é um belo templo de três naves, separadas por tramos de aros assentes em colunas dóricas cobertas por tetos de madeira, decorados com pinturas tardo-renascença do século XVII. A nave central ostenta, na cobertura de brutescos, uma composição policroma alusiva a padroeira, de efeito global bastante decorativo. No altar do lado esquerdo encontram-se as telas da famosa pintora Josefa de Óbidos, alusivas à vida de Santa Catarina.

Junto ao altar colateral do lado Norte, onde se venera a imagem de S. Braz, encontra-se o túmulo de D. João de Noronha o Moço, alcaide-mor de Óbidos e de sua mulher, D. Isabel de Sousa, obra-prima do renascimento coimbrão que, pela sua rara beleza e valor, é considerado monumento nacional.

 
Elementos de Interesse:

- Portal
- Azulejos azuis e brancos do final do século XVII
- Púlpito
- Túmulo de D. João de Noronha o Moço, alcaide-mor de Óbidos e de sua mulher, D. Isabel de Sousa
- Obras de Arte de Baltazar Gomes Figueira e Josefa d'Óbidos
 

Horário de visitas:

Aberto ao público todos os dias das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h00 ou 19h00 no verão
 
Contactos:

Praça de Santa Maria


Coordenadas Geográficas:
 
-9:09:27,644
-39:21:40,277
 

Para mais informações: