Descrição do Projeto
No âmbito do Programa ERASMUS+, Ação Chave 1: Mobilidade individual para fins de aprendizagem, o Projeto Mobility Oeste surgiu através do Consórcio formado entre a Comunidade Intermunicipal do Oeste e os estabelecimentos escolares da Região, dirigindo-se aos alunos do ensino profissional das escolas do consórcio, de diferentes cursos de formação profissional.
Este projeto terá a duração de 24 meses e o período de mobilidade para estágios profissionais durará 3 meses, e pretende dar a oportunidade aos participantes do ensino profissional de realizarem um estágio internacional, bem como de promover um maior envolvimento nestes projetos da comunidade educativa da Região (docentes e não docentes), de forma a apoiar o seu desenvolvimento profissional que terá repercussões nas atividades futuras.
Foram aprovadas em candidatura 63 mobilidades no total, ou seja, 56 mobilidades para alunos que pretendessem realizar estágio curricular no exterior, durante 90 dias e 7 mobilidades para professores acompanhantes, nos primeiros 5 dia de mobilidade.
Os professores são responsáveis por acompanhar os alunos na viagem de ida, auxiliar no processo de adaptação dos formandos no País estrangeiro e assegurar a visita a todos os locais de estágio, garantindo que todos os direitos estão assegurados.
Todos os alunos que participaram no programa Erasmus + utilizaram a plataforma Online Linguistic Support (OLS), uma plataforma que se destina a ajudar os participantes, a melhorar os conhecimentos da língua em que irão estudar, trabalhar ou fazer voluntariado no estrangeiro, para que possam tirar o máximo proveito da sua experiência.
Objetivos do Projeto Mobility Oeste:
- Realizar uma experiência de trabalho com novas oportunidades de formação, para aquisição de competências profissionais específicas;
- Aumentar a inserção laboral dos jovens no mercado de trabalho cada vez mais global e competitivo;
- Melhorar a relação entre a área formativa e de trabalho;
- Aumentar o nível de formação pessoal e profissional dos participantes;
- Expandir as redes de parceria a nível internacional;
- Potenciar a qualidade na organização escolar e promover a visibilidade das escolas;
- Promover o Ensino Profissional como uma alternativa de qualidade;
- Facilitar uma maior iniciativa empresarial e fomentar o empreendedorismo;
- Contribuir para uma consciência europeia que leve a uma cidadania ativa e participativa.
Objetivos dos participantes:
- Consolidar conhecimentos, adquirir novas competências e tornar-se mais competitivos no acesso ao mercado de trabalho;
- Aprender/desenvolver novas línguas, novas formas de comunicar, competências de relacionamento com outras culturas;
- Reconhecer a Europa como um espaço comum a todos os europeus;
- Integração facilitada do jovem no mundo laboral.
Resultados Esperados:
- Construir um consórcio que não termina com o projeto, mas que se mantém para benefício mútuo de toda a rede, partilhando saberes, experiências, necessidades e objetivos;
- Ajudar ao reconhecimento da Europa como um espaço de todos os cidadãos, com mais mobilidade no emprego e na formação;
- Ajudar os participantes a realizar os seus objetivos profissionais, bem como um desejo profundo e a consciência de que a mobilidade é cada vez mais determinante e necessária para se ser competitivo no mercado de trabalho.
No âmbito do plano de atividades da OesteCIM, nomeadamente no que diz respeito à Educação e à Qualificação Profissional, este projeto poderá marcar um trabalho intermunicipal de valor acrescentado, proporcionando aos jovens e a toda a comunidade educativa da região soluções para as suas reais carências e necessidades de complementaridade de formação e experiência profissional, que lhes permita enfrentarem o mercado de trabalho com perspetivas mais otimistas.
Os participantes vão ter preparação pré-partida, preparação cultural, atividades socioculturais, estágios em empresas selecionadas de acordo com o perfil de cada participante, acompanhamento, tutoria e avaliação contínua durante todo o programa e uma recolha e balanço dos resultados obtidos e do índice de inserção laboral.
Este é um projeto de enorme dimensão, no qual todo o consórcio se revê e se sente comprometido no sentido de desenvolver um trabalho que seja uma referência na região e no país.
|