Descrição: A Igreja Matriz de S. Bartolomeu dos Galegos é dedicada a S. Bartolomeu, situando-se no Largo da Igreja da localidade com o mesmo nome, sede da segunda mais antiga freguesia do concelho e habitada desde o período do Neolítico, como o provam as várias grutas e os muitos artefactos encontrados. É um Imóvel com especial interesse, a propor classificação de Interesse Municipal.
A igreja, do século XVI, caracterizava-se pela existência de galilé sobre o coro alto, comunicando com o adro por arco de cantaria de volta perfeita. Nas diversas remodelações que sofreu, o adro foi sacrificado e uma parede ficou encostada ao arco do galilé. Hoje é um templo de uma só nave, estando a capela-mor separada por um arco de cantaria assente em colunas de ordem toscana. O retábulo do altar-mor é do século XVII e de grande valor artístico. A nave era revestida com lambril de azulejo do século XVII de tipo "tapete", do qual ainda restam alguns exemplares. De destacar a pia de água benta, com lavores renascentistas, inserida na parede e uma pia batismal do século XVI de forma octognal. No terreiro, fronteiro à entrada da igreja, ergue-se um nicho sobre um bloco de pedra quadrangular, provavelmente uma antiga ara romana, onde se encontra uma imagem de São Lourenço dos Galegos, orago da paróquia.
Elementos de Interesse:
- Retábulo do altar-mor - Pia de água benta
Horário de visitas:
A Igreja de S. Bartolomeu pode ser visitada, de Abril a Setembro, no horário 10H00/12.30H e 14.30H/17H00, mediante contacto prévio
Contactos:
Coordenadas Geográficas:
9:16:55.949 39:16:30.320
Para mais informações:
|