Programa Erasmus +
 
Projeto OESTE EDUCA +
 

Evolução do Projeto
 
  • 24 de janeiro de 2020 – Reunião de arranque do projeto
Foi realizado um planeamento inicial, onde foram revistos todos os aspetos do projeto e esclarecidas as dúvidas existentes. 
A sessão contou com a participação de todos os parceiros do Consórcio.

  
  • 27 de fevereiro de 2020 - Sessão Pública de Apresentação do Projeto e Assinatura de um Protocolo de Parceria do Consórcio Educa+
Este protocolo teve por principal objetivo reforçar a cooperação e o comprometimento entre as entidades envolvidas no consórcio de forma a assegurar a melhor execução do projeto.
 
  
  
 
  • Realização de várias reuniões de trabalho progressivamente mais informais e envolventes, no sentido, de preparar e organizar as mobilidades previstas.

Devido às circunstâncias desencadeadas pela pandemia COVID-19, não foram realizadas as mobilidades previstas.

Nesta fase, tendo em conta os constrangimentos causados à implementação do projeto, provocados pela pandemia COVID 19, pretende-se promover a realização de reuniões entre o consórcio de forma a redefinir um cronograma de atividades.

Antes das mobilidades será organizado:

  • Um programa, conjuntamente com os parceiros, com a sistematização de documentos num dossier com informação sobre viagens, seguros, estadias e contratos.
  • Serão, igualmente, organizadas sessões de preparação técnica com a participação de todos os professores e lideranças envolvidas no projeto, de forma a preparar as mobilidades e a aprendizagem/ observação/ recolha de estratégias a realizar. Estas sessões permitirão a elaboração de uma reflexão prévia, de questões de suporte às visitas, a realizar em conjunto e com um grupo alargado de participantes, de forma a proporcionar a partilha de expectativas e preparação das mobilidades.

Início das Mobilidades

Ultrapassada a situação pandémica, o Projeto Erasmus + KA101, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, foi retomado e iniciaram-se as mobilidades previstas em candidatura no mês de maio de 2022.

Participaram no total 65 professores, divididos em 6 grupos de mobilidade, em vários países:
  • Nicotera (Itália);
  • Madrid (Espanha);
  • Cork (Irlanda);
  • Sofia (Bulgária);
  • Berlim (Alemanha).
Nos 15 dias antecedentes ao dia de partida, foram realizadas reuniões preparatórias com todos os fluxos de mobilidades, com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas e transmitir as informações necessárias relacionadas com a viagem.
 
 
 
  • Mobilidade a Nicotera, Itália
No âmbito do Projeto Educa+, do Programa Erasmus+, de 15 a 21 de maio de 2022, realizou-se, em Nicotera, Itália, um Curso Estruturado para docentes.

Nesta mobilidade participaram 11 professores de diferentes Agrupamentos, entre eles o Externato Cooperativo da Benedita, o Agrupamento de Escolas da Abrigada, o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, a Escola Secundária Raul Proença, o Agrupamento de Escolas de Peniche, o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia e o Agrupamento de Escolas Madeira Torres.

Durante os 7 dias de mobilidade foram realizadas diferentes atividades:
  • Visita ao Istituto Comprensivo Statale “António Pagano”, os docentes conheceram os espaços escolares e assistiram a aulas que se encontravam a decorrer;
  • Visita à Biblioteca de Nicotera;
  • Visita ao "Museo Civico Archeologico”;
  • Visita ao jardim de Infância de Nicotera, onde foram dadas a conhecer as atividades dinamizadas com os alunos assim como o funcionamento global do sistema educativo ao nível pré-escolar;
  • Visita cultural à cidade Scilla/Chianalea;
  • Reunião com o Presidente Giuseppe Marasco, na Câmara de Nicotera. Foram analisadas e partilhadas as diferenças entre o sistema educativo italiano e o sistema educativo português;
  • Visita histórico-cultural à cidade de Tropea;
  • Reunião com o Vice-presidente, Marco Vecchio e a Vereadora da Educação, Lorella de Stefano, de Nicotera. Foram abordadas temáticas relacionadas com a organização e a estrutura do sistema educativo Italiano, nomeadamente: educação especial; pré-escolar; recuperação das aprendizagens pós pandemia; ensino profissional e acesso ao ensino superior.
 
 
  • Mobilidade do 1º grupo a Madrid, Espanha
O segundo fluxo de mobilidades realizou-se em Madrid, de 29 de maio a 4 de junho de 2022.

Nesta mobilidade participaram dez professoras de vários graus de ensino de diversas escolas do consórcio da OesteCIM nomeadamente, o Externato Cooperativo da Benedita, o Agrupamento de Escolas da Abrigada, o Agrupamento de Escolas Damião de Goes, o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, a Escola Secundária Raul Proença e a Escola Técnica Empresarial do Oeste.

Programa realizado durante a mobilidade:
  • Reflexão sobre o sistema de ensino espanhol;
  • Visita guiada ao centro histórico da cidade;
  • Visita ao Centro Juvenil Chambéri e a várias escolas de diferentes níveis de ensino, nomeadamente o IES Tetuán de las Victorias, o Instituto Pedro Salinas e o Colégio Luz Casanova Usera, onde puderam assistir a algumas aulas, visitar as instalações e partilhar experiências e saberes. Foi ainda possível a interação com alunos;
  • Visitas culturais aos principais museus.
 
 
  • Mobilidade do 2º grupo a Madrid, Espanha
Esta mobilidade decorreu entre os dias 26 de junho e 2 de julho de 2022, na qual participaram 8 docentes de instituições de ensino da Região, como a Escola Secundária de Peniche, o Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, o Agrupamento de Escola de Atouguia da Baleia, o Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral e o Agrupamento de Escolas de Peniche.

Durante a mobilidade foram visitadas várias organizações de ensino, públicas e privadas, de diferentes níveis de ensino, tais como:
  • Colegio Luz Casanova, escola com contrato de associação, que recebe alunos dos 3 aos 16 anos;
  • Escola profissional IES Santa Engracia, situada num antigo palacete doado ao Município, para fins educativos, e onde funcionam cursos profissionais de nível básico e secundário, em áreas do têxtil, da estética, da imagem e da comunicação;
  • Instituto San Mateo – Bachillerato de Excelencia, uma escola pública de nível secundário (2 anos) cuja função é preparar os alunos para o ensino universitário, selecionando-os exclusivamente pelo seu mérito académico;
  • Centro Juvenil Chamberi, que se dedica à ocupação de tempos livres e orientação para o emprego de jovens entre 14 e 30 anos, particularmente oriundos da América Latina.
Foram também realizadas algumas visitas aos locais mais icónicos de Madrid, assim como a vários museus (Prado, Rainha Sofia, Thyssen-Bornemisza e Nacional de Arqueologia).

Através da mobilidade foi possível perceber as diferenças entre a organização do sistema de ensino espanhol e o sistema de ensino português, nomeadamente no que concerne à divisão e duração dos ciclos de ensino, à duração da escolaridade obrigatória e à sua escala de avaliação.
 
 
 
  • Mobilidade a Cork, Irlanda
No âmbito do Projeto OESTE EDUCA +, coordenado pela OesteCIM, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, um grupo de 10 professoras participou numa Mobilidade de Job Shadowing em Cork, Irlanda.

As docentes que realizaram a mobilidade lecionam no Externato Cooperativo da Benedita, no Agrupamento de Escolas da Abrigada, no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, na Escola Técnica Empresarial do Oeste, no Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente e no Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia.

Neste período foram realizadas várias atividades:
  • Participação num Seminário sobre o Sistema Educativo Irlandês;
  • Visitas técnicas, nomeadamente à UCC University College Cork, onde tiveram oportunidade de conhecer o seu Campus, ao Cork's Further Education & Training Service (CSN College) e à Crawford Art Gallery;
  • Visitas culturais que lhes permitiram conhecer um pouco da cidade de Cork, dos arredores e da sua história.
 
  • Mobilidade a Sófia, Bulgária
Na semana de 27 de novembro a 3 de dezembro de 2022, participaram na mobilidade a Sófia cerca de 12 professores da Região Oeste, provenientes de várias escolas como o Agrupamento de Escolas Damião de Goes, o Colégio Rainha Dona Leonor, a Escola Secundária Raul Proença, o Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, a Escola Básica de Ribamar, o Agrupamento de Escolas de Peniche, o Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral e o Agrupamento de Escolas Madeira Torres.

Programa da mobilidade:
  • Conhecer o sistema educativo búlgaro;
  • Visitar a Universidade Técnica de Sófia, a Escola Vocacional de Telecomunicações de Sófia, a Escola Vocacional de Áudio, Vídeo e Telecomunicações A. S. Popov e a Escola Vocacional de Têxteis e Couro de Sófia;
  • Reunir com os diretores das escolas e respetivas equipas;
  • Visitar salas de aula e laboratórios, bem como dialogar com professores e alunos;
  • Realizar visitas culturais aos principais monumentos e museus emblemáticos da cidade.
 
  • Mobilidade a Berlim, Alemanha
Entre os dias 4 e 10 de dezembro, decorreu a última mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus + KA 101. Deslocaram-se a Berlim 14 professores de diversas escolas membro do consórcio EDUCA +, para participarem numa Mobilidade de Job Shadowing.

Os participantes lecionam em várias escolas da Região, nomeadamente, no Externato Cooperativo da Benedita, no Agrupamento de Escolas Damião de Goes, no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, na Escola Técnica Empresarial do Oeste, no Colégio Rainha Dona Leonor, no Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, no Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral e no Agrupamento de Escolas Madeira Torres.

Ao longo do período de mobilidade os docentes tiveram oportunidade de:
  • Visitar uma escola Profissional, Berufliche Schule für Sozialwesen Pankow, vocacionada para cursos de ação social;
  • Assistir à partilha da experiência profissional de um colaborador da Prenzl Repair, um aluno português que participou num projeto “Erasmus Pro” e que acabou por ser contratado pela empresa;
  • Participar em dois seminários, um dedicado ao “Sistema de Ensino Dual” alemão, e outro subordinado ao tema “Ensino Multicultural”, com o professor universitário Dr. Jochen Hille;
  • Visitar o Multikulturelles Jugend Integrationszentrum e.V., que consiste num centro multicultural de integração juvenil;
  • Realizar visitas culturais que possibilitaram conhecer a realidade histórica e social da cidade.