A Região Oeste tem envidado esforços na área das TIC's com projetos que proporcionam a difusão e redução das desigualdades no acesso às novas tecnologias. A aposta no apetrechamento tecnológico das escolas do 1º ciclo/Jardins de Infância do Oeste, será, pois uma sequência natural desse processo. As ações levadas a cabo nas escolas no sentido de as modernizar e valorizar, não apenas nas estruturas físicas mas também ao nível dos equipamentos, são instrumentos que favorecem o sucesso escolar dos alunos aumentando o interesse pela aprendizagem, sendo que, as TIC's são uma ferramenta básica para aprender e ensinar nesta nova era. Espera-se contribuir para a redução das taxas de analfabetismo, do abandono e insucesso escolar, promovendo a aprendizagem, a qualificação e o interesse da população diretamente envolvida por este projeto, serão eles o futuro da nossa Região e do nosso país, o apoio e a melhoria das suas qualificações contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável da Região Oeste.
Na sequência do trabalho desenvolvido, a OesteCIM apresentou, no final de 2009, a candidatura “Apetrechamento Tecnológico das Escolas 1º Ciclo/Jardins de Infância no Oeste”, ao regulamento específico “Economia Digital e Sociedade do Conhecimento” do Programa Operacional do Centro - Mais Centro.
Este projeto envolveu todos os municípios da NUT III Oeste, nomeadamente, Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
O projeto tinha previstas 2 tipologias de investimento: a aquisição de Quadros Interativos e a aquisição de Sistemas de Videovigilância. Nas duas tipologias apresentadas são cumpridos os requisitos mínimos necessários, ou seja, para os Quadros Interactivos apenas foram englobadas as escolas do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância do Oeste com um mínimo de 5 salas de aulas; no caso dos Sistemas de Videovigilância apenas foram englobadas as escolas do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância do Oeste com 10 ou mais salas.
Este projeto pretendeu dotar 63 escolas 1º ciclo/jardins-de-infância com quadros interactivos e videoprojectores correspondendo a um total de 657 salas abrangidas. A população escolar abrangida era cerca de 16.000 crianças e 657 docentes.
A valorização e modernização do parque escolar, não apenas em termos de novas infraestruturas mas também ao nível dos equipamentos, tornam crucial o reforço da proteção dos mesmos contra furtos e vandalismos. A segurança das pessoas e bens é cada vez mais uma preocupação dos Órgãos de gestão, daí a necessidade de dotar as escolas de sistemas de videovigilância.
A candidatura foi aprovada pelo Mais Centro e assinado o contrato de financiamento em Novembro de 2010, tendo a OesteCIM de imediato iniciado o processo de aquisição dos quadros interativos para apetrechamento das escolas contempladas.
Com o objetivo de dotar as escolas abrangidas pela candidatura, antes do arranque do ano letivo de 2011/2012, iniciou-se, no mês de Maio, a entrega dos quadros interativos e respetivos equipamentos necessários ao seu bom funcionamento.
|