Descrição: A Igreja de S. Lourenço dos Francos ou Igreja do Convento dos Agostinhos, situa-se na freguesia de Miragaia, junto à estrada nacional, num local ermo e rodeado por belos campos agrícolas e matas frondosas. Em termos históricos e lendários, bem como económicos, é uma das mais importantes freguesias do concelho. É um Imóvel com especial interesse, a propor classificação de Interesse Municipal.
É um templo rural do século XVI, de uma só nave com alpendre de três águas sob a porta principal com larga abertura frontal, sustentado por dois colunelos assentes em murete, características da arquitetura do renascimento rural estremenho. Tem frontaria de empena em bico ladeada por torre sineira e telhado de duas águas. A capela-mor foi acrescentada em 1737, conforme lápide escrita em latim, tendo sido incorporadas duas lápides na parede exterior da capela-mor, dedicadas a Júlia Máxima e a Caio Júlio Lauro, que testemunham a romanização da região. Todo o interior da nave é revestido por silhar de azulejo seiscentista tipo tapete, tal como o batistério do século XVII, onde se encontra uma pia batismal quinhentista de forma circular, em pedra. O retábulo do altar-mor, do século XVIII e decorado com colunas salomónicas de talha dourada que ladeiam o trono, possui um invulgar sacrário redondo e duas belas imagens setecentistas, em pedra policromada, de S. Lourenço e S. Martinho. Na parede oposta ao púlpito, encontra-se um registo de azulejos do século XVII, representando dois anjos orando a uma custódia com partícula.
Elementos de Interesse:
- Retábulo do altar-mor - azulejaria
Horário de visitas:
A Igreja de S. Lourenço dos Francos pode ser visitada, de abril a setembro, aos sábados, no horário 16H00/19H30, mediante contacto prévio
Contactos:
Coordenadas Geográficas:
9:16:05.016 39:13:35.378
Para mais informações:
|