Detalhe da Notícia
Campanha APAV para o apoio à Vítima Idosa
11-10-2010
|
|
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) promove Campanha de Prevenção e de Sensibilização Pública sobre a Violência Contra Pessoas Idosas.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) tem no terreno, desde o dia 7 de Outubro, no âmbito do projecto Títono- Apoio a Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência, a Campanha de Prevenção e de Sensibilização Pública sobre a Violência Contra Pessoas Idosas.
A iniciativa pretende alertar a sociedade para um problema social que ganha contornos cada vez mais gritantes. A APAV avança, de acordo com estudo estatístico realizado, no ano 2009 cerca de 693 idosos foram agredidos, sendo na maioria dos casos os filhos quem perpetua as agressões.
Face a estes números a APAV lançou a Campanha que envolverá a produção de materiais e acções promocionais com vista à sensibilização pública, numa parceria entre APAV, Direcção Geral de Saúde, Fundação Montepio (os dois últimos como co-financiadores do projecto), a Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona e os diferentes órgãos de comunicação social.
Ainda no âmbito deste projecto, vão ser lançados o “Manual da Atendimento das Pessoas Idosas Vítimas de Crime” e o “Manual Pedagógico”. Ambos livros destinam-se a uma melhor preparação das pessoas envolvidas no processo de acompanhamento de pessoas idosas e na promoção de formações e acções de sensibilização sobre a temática em causa, respectivamente.
A Organização Mundial de Saúde, divide a violência contra idosos nas seguintes categorias: física, emocional e psicológica, Económica e Financeira e negligência ou abandono. Estas categorias acabaram por ser os motes temáticos da Campanha, que exemplificando e ilustrando os tipos de crimes praticados, pretende tocar a sociedade civil portuguesa levando à prevenção de comportamentos de risco, à protecção do idoso e ao estimulo da intervenção nestas situações.