Detalhe da Notícia
Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2017
13-06-2017
|
|
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro(CCDRC) promoveu no dia 08 de junho de 2017, o “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas”
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promoveu no dia 08 de junho de 2017, o "Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas". Este concurso pretende eleger o "Aluno Empreendedor 2017" entre os representantes das Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.
Na cerimónia foram apresentadas as ideias de negócio candidatas pelas CIM’s de Aveiro, Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste e Viseu Dão Lafões.
No concurso "Empreendedorismo nas Escolas 2016/2017" da Região Oeste participaram 435 alunos das Escolas de 10 concelhos da Região, totalizando 159 projetos, do 1º, 2º, 3º ciclo e Ensino Secundário.
No Concurso Regional de Ideias de Negócio promovido pela CCDR Centro, a Comunidade Intermunicipal do Oeste foi representada pelos alunos, Gabriel Ricardo e André Pereira, do 3º ano do Curso de Aprendizagem de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica do CENFIM – Núcleo de Caldas da Rainha. A ideia intitulada "Growbox", consiste numa mini-estufa doméstica que tem como objetivo proporcionar à população citadina ou sem espaço para tal, a produção de agricultura biológica. A Growbox possibilita o desenvolvimento de pequena agricultura biológica de uma forma mais barata, mais acessível, mais friendly, para a população em geral e, sobretudo, a mais jovem, promovendo uma cultura de defesa ambiental e de sustentabilidade. Os principais clientes serão os residentes em habitações verticais ou sem espaço exterior que pretendam cultivar ervas aromáticas, chás ou pequenos vegetais para seu consumo.
A Classificação final do Concurso Regional de ideias de Negócio 2017 foi a seguinte:
Primeiro prémio – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, da CIM da Região de Coimbra, com a ideia de negócio "Quicly Heal" (criação de produtos na área da saúde para tratamentos de lesões na epiderme)
Segundo prémio – Escola Secundária de Estarreja, da CIM da Região de Aveiro, com a ideia de negócio "Coltec" (colete tecnológico para diminuir a sinistralidade rodoviária para ciclistas e peões)
Terceiro prémio – Escola Profissional do Fundão, da CIM das Beiras e Serra da Estrela, com a ideia de negócio "Lumpslipps" (produção de chinelos com materiais endógenos de origem natural).
|