Detalhe da Notícia
Plataforma Supraconcelhia do Oeste organizou Encontro de Voluntariado
14-06-2011
|
|
Criar Raiz para Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa
No passado dia 20 de Maio, a Casa da Música, em Óbidos, recebeu a iniciativa Criar Raiz – um encontro sobre voluntariado que visou sensibilizar a sociedade para o valor e importância do trabalho voluntário e para a criação de condições para o seu exercício condigno.
A promoção deste Encontro de Voluntariado foi da responsabilidade da Plataforma Supraconcelhia do Oeste que procurou, com esta iniciativa, ir não só, ao encontro dos objectivos traçados no âmbito do Ano Europeu das Actividades Voluntárias que promovam uma Cidadania Activa, que se comemora em 2011, mas também ao encontro dos objectivos do Eixo I do Plano de Desenvolvimento Social 2009-2011 da Plataforma Supraconcelhia, no que se refere à Qualificação dos Recursos Organizacionais e Humanos.
Este Evento teve como objectivo incutir na sociedade civil o interesse pela prática do voluntariado – criar raiz para que mais pessoas se dediquem a este trabalho recompensador, que contribui para uma sociedade mais justa e solidária.
Para além da presença e participação da Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Elza Chambel, estiveram presentes no Evento o Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, e os Directores dos Centros Distrital da Segurança Social de Lisboa e de Leiria, António José do Carmo e Fernando Gonçalves.
O Evento contou com a dinamização, na mesa redonda “I – Experiências de voluntariado”, de Joaquim Guardado da União das Misericórdias do Distrito de Leiria, e, na mesa redonda “II – Experiências locais de voluntariado a nível nacional e internacional”, de Margarida Pinto Correia da Fundação do Gil.
A partilha de experiências foi um dos pontos altos desta iniciativa, sendo que no período da manhã, estiveram presentes na primeira mesa redonda, instituições e personalidades com fortes ligações ao voluntariado, como Ana Martins da Assistência Médica Internacional, Isabel Jonet do Banco Alimentar Contra a Fome e Cristina Louro da Cruz Vermelha Portuguesa. À tarde, foram partilhadas experiências locais de voluntariado a nível nacional e internacional, tendo-se contado com a Vereadora Ana Umbelino e Nélia Feliciano, da Câmara Municipal de Torres Vedras - Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras, com Conceição Zagalo da Associação GRACE e com Heliana Vilela do Instituto Português da Juventude - Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Tendo em conta a riqueza da partilha de experiências que aconteceu ao longo do dia, a presença de cerca de 125 participantes, a diversidade dos mesmos, e a avaliação positiva que foi efectuada por estes, no fim do dia de trabalhos, consideramos que o Objectivo inerente à realização deste Evento foi largamente atingido.
A OesteCIM, fazendo parte da Plataforma Supraconcelhia do Oeste e do Sub-grupo I, participou na organização do evento e felicita os restantes membros do grupo pelo objectivo atingido.