Detalhe da Notícia
Entrega de prémios do Concurso ROE - "Empreendedorismo nas Escolas"
02-06-2015
+ Fotos
A OesteCIM procedeu à Cerimónia de entrega de prémios do Concurso "Empreendedorismo nas Escolas", no âmbito da ROE - Rede Oeste Empreendedor.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o apoio técnico da Associação Empresarial da Região Oeste (Airo) procedeu à Cerimónia de entrega de prémios do Concurso "Empreendedorismo nas Escolas", no âmbito da ROE - Rede Oeste Empreendedor. A Cerimónia realizou-se no dia 30 de maio de 2015, pelas 14h30, na sede da OesteCIM.

No Concurso "Empreendedorismo nas Escolas" participaram 350 alunos de 33 Escolas de 10 concelhos da Região Oeste Portugal, totalizando 104 projetos entregues para análise.

Na cerimónia foram apresentados os 12 projetos dos alunos finalistas, decorrentes das iniciativas realizadas nas instituições de ensino e entregues os prémios (Certificado de participação, menções honrosas, taças, medalhas, prémio "empresário por 1 dia" e prémio da AIRO) aos alunos, no âmbito da promoção do empreendedorismo, nomeadamente:

Iniciativa 1º Ciclo

1º Lugar
Projeto: Art-Natura

Descrição: Cozinhas Eco-bio-sustentáveis que podem ser colocadas em espaços exteriores (escolas, empresas ou habitações). Produção de material de cozinha com materiais ecológicos que advêm da natureza (madeira, cerâmica, vidro, cortiça). Em anexo haverá uma horta biológica. Funciona com energias renováveis.
Alunos: Mariana Silva, Tomás Mendes, Ruben Barros, Gustavo Trigo Costa e Vasco Bivar Nogueira
Escola: Agrupamento de Escolas Josefa D’Óbidos

2º Lugar
Projeto: Quiosque dos amigos

Descrição: Quiosque de madeira com painéis solares. O quiosque reúne vários espaços num único lugar: comida, bebida, bilheteira, papelaria e loja de brinquedos
Alunos: Mafalda Chambel, Margarida Freire, Mariana Franco e Francisco Aniceto
Escola: EB/JI da Conquinha

3º Lugar
Projeto: Canetas 3D Musicais

Descrição: Produção de canetas que reproduzem música enquanto se escreve. Há uma linha de canetas que reproduz o que o cliente está a escrever. Ajudar crianças e adultos no processo de aprendizagem da escrita ou com dificuldades em escrever.
Alunos: Diogo Ouro, Tiago, Margarida e Valentyn
Escola: Escola Básica Nº 1 de Torres Vedras

 
Iniciativa 2º Ciclo

1º Lugar
Projeto: Frutando

Descrição: Uma ferramenta que acopla um balde a um escadote de maneira a libertar as mãos dos apanhadores de fruta tornando assim a apanha mais eficaz e mais segura.
Alunos: Andreia Fialho
Escola: Agrupamento de Escolas do Cadaval

2º Lugar
Projeto: O Moleiro

Descrição: Padaria que produz pão caseiro com diferentes formatos. Dedicado a crianças que terão mais prazer em comer pão caseiro (ao invés de pão de forma ou bolos)
Alunos: Mariana Henriques Faria
Escola: Agrupamento de Escolas do Cadaval

3º Lugar
Projeto: Sapati

Descrição: Produção de Calçado ortopédico. Calçado que se adapta a várias situações e especificidades. Produzido com materiais de qualidade e a pensar no conforto de quem tem problemas de pés ou pernas
Alunos: Ana Rita Pina, Nádia Branco, Rafaela Santos
Escola: Agrupamento Escola Bordalo Pinheiro - Escola Básica e Integrada de Sta. Catarina

Iniciativa 3º Ciclo

1º Lugar
Projeto: Agrisol

Descrição: Criação de uma Associação cujo objetivo é o de recolher os excedentes de fruta que são deixados nos pomares dos agricultores da região para serem distribuídos em organizações de apoio às famílias mais carenciadas.
Alunos: Ana Sofia Pereira, André Farinha Pinto, Eva Silva, Mikhail Chetvertnoy e Rodrigo Damião
Escola: EB 2,3 D. João das Regras

2º Lugar
Projeto: Doce Vegan

Descrição: Criação de um adoçante natural a partir da planta Stevia Rebaudiana. Este adoçante natural vai ser utilizado na rega de legumes, de maneira a torná-los doces para que as crianças os possam comer com prazer
Alunos: Sara Inácio Almeida
Escola: Agrupamento Escola Bordalo Pinheiro - Escola Básica e Integrada de Sta. Catarina

2º Lugar*
Projeto: Surf on Wheels - Sk8rack
Descrição:
Um suporte para os skate’s para transportar pranchas de surf. O suporte fica preso ao skate e permite acoplar uma prancha de surf de maneira a permitir que o skater ou surfer se possa deslocar de skate sem ter que carregar a prancha de surf libertando assim as duas mãos.
Alunos: Henrique Pata, Cristiano Correia, Daniel Serralha e Hernâni Encarnação
Escola: EB 2,3 D. Luis de Ataíde
*O Júri decidiu atribuir o 2º lugar em simultâneo

 
Iniciativa Ensino Secundário

1º Lugar
Projeto: T&G Butler
Descrição:
Serviço de catering personalizado que alia a gastronomia ao turismo para proporcionar momentos de prazer. Um serviço que leva o mordomo a casa do cliente. Festas, eventos, jantares de família, jantares de aniversário, jantares de amigos, almoços, … Um serviço de catering que permite ao cliente escolher o pack que mais lhe interessa e, mais tarde, ter o mordomo a servir a refeição em casa.
Alunos: João Leandro, Miguel Garcia, Paulo Figueiredo e Rui Leandro
Escola: Escola Profissional da Nazaré

2º Lugar
Projeto: Mel S. Macário
Descrição:
Produção e comercialização de produtos derivados do mel da serra de S. Macário. Venda de mel puro, como medicamento, doçarias, sabonetes e outros produtos de higiene.
Alunos: Rui Miguel Vinagre e Catarina Paulo
Escola: Escola Secundária Dr. Manuel da Costa Delgado

3º Lugar
Projeto: Jone
Descrição:
Empresa produtora de trelas para cães com bolsa incorporada para armazenamento de sacos para as fezes dos cães. Quer as trelas, quer os sacos são produzidos a partir de materiais 100% reciclados.
Alunos: Nelson Santos Serrazina, Alexandre Gabriel Teixeira e João Pedro Lopes
Escola: Externato Cooperativo da Benedita

Foram entregues também três prémios, nomeadamente:

Escola mais Empreendedora:
- Escola Técnica Empresarial do Oeste
- Escola de Hotelaria do Oeste
- Agrupamento de Escolas da Abrigada

Escola mais Criativa:
- Agrupamento de Escolas do Cadaval

Menção Honrosa para Participação no 1º Ciclo:
- Concelho de Torres Vedras

Os projetos foram avaliados e valorizados tendo em conta os critérios de inovação da ideia de negócio (criatividade e originalidade); viabilidade da ideia de negócio (possibilidade de concretização da ideia); estruturação do formulário (Plano de Negócios); trabalho de campo (recolha e pesquisa) e empenho dos alunos. Inclui contatos com empresas, manuseamento de fontes de informação secundárias, bem como a realização de maquetes ou protótipos; responsabilidade social (manifestar preocupações ambientais e sociais) e apresentação do projeto perante o júri (para os projetos selecionados).

O projeto Empreendedorismo nas Escolas tem como objetivo a implementação de ações suportadas em rede de parceria, na Região Oeste Portugal, com vista à promoção e implementação de ações no âmbito do Empreendedorismo. Pretende-se, assim, promover a criação de um ecossistema empreendedor, apoiado na estruturação e coordenação de uma rede regional que contribua para favorecer a criação de sinergias e de condições de eficácia e eficiência no domínio do apoio ao empreendedorismo de base local.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste contou com a presença de cerca de 150 pessoas na cerimónia e agradece a participação das várias entidades presentes no evento, bem como aos professores, alunos e suas famílias.
 


 
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação