Detalhe da Notícia
Estações Náuticas de Portugal - Portal ‘NauticalPortugal’ lançado na próxima 2a feira
15-07-2020
|
|
No dia 20 de julho, pelas 16h, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar irá apresentar o Portal da Rede das Estações Náuticas de Portugal (ENP) – www.nauticalportugal.com.
A sessão, que decorrerá em formato virtual, contará com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, do Presidente do Turismo de Portugal, IP, Luís Araújo, dos Presidentes das Entidades Regionais de Turismo, do Presidente da APECATE, António Marques Vidal, e do Presidente da Fórum Oceano, António Nogueira Leite. Para participar na videoconferência/conferência de imprensa, clicar aqui.
O evento será transmitido em direto na página do Facebook da Fórum Oceano.
A Fórum Oceano, no âmbito da sua missão de animação do Cluster do Mar Português, em colaboração com as entidades coordenadoras das Estações Náuticas de Portugal, com o acompanhamento do Turismo de Portugal, IP e das Entidades Regionais de Turismo, e com o cofinanciamento do programa Compete2020, desenvolveu o Portal ‘NauticalPortugal’ que agrega informação sobre as Estações Náuticas certificadas.
O Portal apresenta-se como uma plataforma que disponibiliza, de forma intuitiva e acessível (nível AAA da versão WCAG 2.0), informação sobre as 23 Estações Náuticas certificadas e a oferta turística assegurada pelos respetivos parceiros (mais de 850, dos quais 60% são empresas), constituindo-se como uma “Rota do Náutico”, que percorre todo o território continental. Distribuídas pelas diferentes regiões, as Estações Náuticas apresentam características e configurações distintas, espelhando a riqueza, a diversidade e a atratividade dos territórios do litoral e do interior de Portugal.
A qualidade dos conteúdos, das fotografias e dos vídeos, convida os visitantes do Portal a uma expedição pelas atividades náuticas que se praticam em cada uma das Estações Náuticas, bem como a navegar pelos serviços e produtos complementares, como gastronomia, alojamento, oferta cultural, pontos de interesse turístico, entre outros. Além da pesquisa é ainda possível realizar pré-reservas, através do contacto direto com os parceiros de cada uma das ENP.
O Portal promete, assim, trazer ventos de feição para a promoção da náutica e do turismo náutico de Portugal, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros, através da disponibilização de conteúdos em Português, Inglês, Francês e Espanhol sobre a oferta qualificada de produto turístico náutico integrado. A plataforma online pretende ainda apoiar e impulsionar o trabalho desenvolvido pelos atores locais na melhoria e garantia da oferta, apresentando informação sobre certificações, distinções e reconhecimentos, como é o caso do selo “Clean&Safe”, Bandeira Azul, Praia Acessível ou Praia com Qualidade de Ouro.
Para os amantes da náutica, o Portal da Rede das Estações Náuticas de Portugal será um spot obrigatório, mas esperam-se visitas de todos quantos queiram mergulhar no potencial do território nacional.
A promoção internacional da Rede contará com o envolvimento da AICEP e do Turismo de Portugal, IP através das respetivas delegações, e das Agências Regionais de Promoção Turística.
Sobre a Rede das Estações Náuticas de Portugal
Na sequência do projeto Portugal Náutico desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal em cooperação com a Fórum Oceano, foi criado o Grupo Dinamizador do Portugal Náutico, que se propõe a dinamizar a fileira do turismo náutico. Neste contexto, avançou com o desenvolvimento, promoção e certificação de Estações Náuticas em Portugal.
A Estação Náutica (EN) é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas. Desta forma, a EN apresenta-se como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com um território e que asseguram a oferta de um produto turístico.
Apesar de serem maioritariamente destinos de costa, também os territórios do interior têm avançado com a certificação de Estações Náuticas, em planos de água estáveis, nomeadamente, rios, lagos e albufeiras de barragens.
Reconhecendo o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico e tendo como exemplo as experiências de França e Espanha, foi elaborado um regulamento para a certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP), que beneficiou do enquadramento fornecido pela Federação Europeia de Destinos Náuticos, da qual a Fórum Oceano é membro.
A sessão de apresentação e lançamento da 1ª fase de certificação das ENP realizou-se no dia 1 de março de 2018, na Bolsa de Turismo de Lisboa.
Atualmente, a Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP) conta com 23 ENP certificadas* e cinco em processo de certificação, distribuídas por todo o continente, litoral e interior, e envolvendo mais de 1000 entidades, 60% das quais são empresas, 60 municípios, 4 Comunidades Intermunicipais e cerca de 300 associações e entidades locais com intervenção na náutica de recreio e no turismo náutico.
A Região Centro lidera o número de ENP certificadas com 8 ENP, evolvendo 337 parceiros, a que corresponde cerca de 41% do total de parceiros da Rede. Seguem-se a Região Norte, com 5 ENP e 15% do total de parceiros, a Região do Algarve com 4 ENP e 26% do total de parceiros, a Região do Alentejo com 4 ENP e 13% do total de parceiros e, finalmente, a Região de Lisboa com 2 ENP e 5% dos parceiros.
Por categorias de planos de água utilizados, embora as ENP de litoral sejam as mais numerosas - 16 -, há 5 ENP de águas interiores e 2 ENP mistas-litoral/interior. Nas águas interiores a Região do Alentejo lidera com 3 ENP, sendo que as outras 2 se situam na Região Norte e na Região Centro.
Em processo de certificação encontram-se 5 candidaturas: 2 de litoral, 2 de interior e 1 mista-litoral/interior.
No próximo dia 20 de julho será anunciada a abertura da 4ª fase de candidaturas, que se prolongará até 31 de outubro de 2020.
O processo de certificação conta com o envolvimento de uma Comissão de Avaliação que, para além da Fórum Oceano, integra um conjunto de entidades, nomeadamente: Turismo de Portugal, IP, ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, APECATE – Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, ANC - Associação Nacional de Cruzeiros, APPR - Associação Portuguesa de Portos de Recreio, DGPM - Direção-Geral de Política Marítima, DGE - Direção-Geral de Educação - Desporto Escolar e FEDETON - Federação Europeia do Turismo Náutico.
Fruto do trabalho desta Rede, coordenada pela Fórum Oceano, foi desenvolvida a Plataforma online, sendo cofinanciada pelo Compete2020, no âmbito do projeto Animare - Animação do Cluster do Mar Português. Até ao lançamento público, o Portal será sujeito a revisão, pelo que a versão que agora se partilha não é ainda a final.
*Na sequência da próxima reunião da Comissão de Avaliação, que terá lugar esta semana, a rede das ENP poderá passar a contar com 24 Estações Náuticas certificadas.
|