Detalhe da Notícia
"PORTUGAL CHAMA" - OesteCIM associa-se a campanha de sensibilização para prevenção de fogos rurais
07-06-2021
Com chancela da República Portuguesa, a campanha “PORTUGAL CHAMA” lança o desafio: Portugal protegido de incêndios rurais graves, com redução de perda de vidas humanas e de bens.

O perigo de incêndio é real. Importa alterar comportamentos e gerir ativamente o património florestal e agrícola, que representa 98% do país.
Cabe a todos nós agirmos, limpando os terrenos, cuidando da terra e da floresta, realizando as queimas de forma correta, cadastrando os terrenos, protegendo as aldeias e alertando para situações de risco. Quem estiver perto de um incêndio deve ligar de imediato para o 112.
A Comunidade Intermunicipal do Oeste e respetivos Municípios do Oeste associam-se à campanha de mobilização nacional.

Seja prudente:
  • As queimas e queimadas não são aconselhadas na época de verão e têm regras para serem feitas. De facto, são responsáveis por mais de metade dos incêndios em Portugal.
  • Não lance foguetes.
  • Não use máquinas agrícolas nos dias de risco máximo de incêndio.
  • É fundamental que os proprietários cadastrem e tratem dos seus terrenos. 94% da área florestal pertence a privados e a negligência é uma das grandes causas da ignição e propagação do fogo.
  • Nos dias mais graves de incêndios é impossível que os recursos operacionais cheguem a todo o lado, por isso a prevenção é mesmo o melhor remédio.
Para saber mais, consulte: Portugal Chama – https://www.portugalchama.pt/
 
 
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação