Detalhe da Notícia
Encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas
07-11-2022
Nos dias 3 e 4 de novembro, realizou-se, em Mértola, o IIº encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas.

Neste evento, organizado pela DGLAB - Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, a RIBO, Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste, esteve representada pela atual Coordenadora da Rede, Júlia Leitão, da Biblioteca Municipal de Sobral de Monte Agraço e pelo Vice-coordenador, Paulo Câmara, da Biblioteca Municipal de Arruda dos Vinhos. Estiveram ainda presentes os colegas de outras Bibliotecas do Oeste, designadamente Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche.

Neste encontro, foi apresentada pela RIBO a comunicação “Comunidades em Rede: Estratégias de Proximidade e Sustentabilidade das Bibliotecas Públicas do Oeste”, da autoria de Goretti Cascalheira e Júlia Leitão.

Através desta comunicação, foi sistematizado e partilhado o trabalho que a RIBO tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, no âmbito do software de gestão e de outras ferramentas digitais, daí resultando a implementação do empréstimo interbibliotecas e interconcelhio presencial de forma sustentada, preparando simultaneamente as bases do trabalho futuro da rede. Foi também dado destaque às potencialidades dos catálogos das Bibliotecas, nomeadamente a pesquisa simultânea nos 12 catálogos, a pesquisa por ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e a atribuição de PIN para acesso ao PressReader (Plataforma de acesso a mais de 7000 jornais e revistas nacionais e internacionais. Todo este trabalho só foi possível com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), dos Municípios e com o empenho de todos os Bibliotecários, especialmente daqueles que até esta data já foram coordenadores da rede.

Neste encontro, foi possível ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas várias Redes Intermunicipais já constituídas, através de uma partilha bastante frutuosa, quer de projetos apoiados, no âmbito do PADES, quer de projetos de colaboração desenvolvidos exclusivamente com os recursos disponibilizados pelos Municípios.

Houve ainda oportunidade para refletir e debater linhas de ação sobre o papel determinante da cultura do trabalho em rede.
 
 
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação