Detalhe da Notícia
Edifício-Sede
Início das Obras do Edifício-Sede da Comunidade Urbana do Oeste
04-09-2006
|
|
No dia 28 de Julho de 2006 foi assinado, na sede da Associação de Municípios do Oeste, o Auto de Consignação, dando-se início aos trabalhos preliminares da obra.
A Associação de Municípios do Oeste adjudicou, no ano de 2005 a elaboração do “Projecto de Execução para o Edifício-Sede da Comunidade Urbana do Oeste”, à equipa “Bruno Soares arquitectos”. O projecto diz respeito à construção de um edifício com uma área bruta de 2962 m2, distribuída por 4 pisos. Com esta intervenção esta zona da cidade das Caldas da Rainha será sujeita a uma reorganização urbana a partir de duas avenidas envolventes, que definem a periferia da área de intervenção e articulam com a malha urbana existente envolvente.
O referido projecto ficou concluído em Agosto de 2005, tendo-se procedido de imediato ao lançamento do Concurso Público para a “Execução da Empreitada de Construção do Edifico-Sede da Comunidade Urbana do Oeste”.
No dia 28 de Julho de 2006 foi assinado, na sede da Associação de Municípios do Oeste, com a empresa: “Sociedade de Construções José Coutinho, S.A.” o Auto de Consignação, dando-se inicio aos trabalhos preliminares da obra, nomeadamente, limpeza do terreno e marcação da implementação do edifício.
O edifício desenvolve-se em dois e três pisos acima do solo e um piso em cave. A volumetria e densidade reduzem gradualmente do alçado principal com três pisos virado à avenida, para o alçado posterior de dois pisos virado à praça. O edifício caracteriza-se, ainda, por um contraste entre uma imagem compacta e geometricamente bem definida nos lados do alçado principal e laterais, e uma imagem ligeira e movimentada no lado virado à praça.
Tendo sido a zona de implantação do edifício, caracterizada pela degradação e sabendo-se já da existência de um plano camarário que se apoia na dinâmica que se pensa que esta área intervencionada irá desenvolver, o novo edifício da Comunidade Urbana do Oeste, contribuirá de forma positiva para a sua valorização e revitalização.