Detalhe da Notícia
Aberto concurso para modernização da Linha do Oeste
24-07-2019
O projeto de eletrificação e modernização da Linha do Oeste foi apresentado esta terça-feira (23 de julho), na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste. O concurso será executado, de forma faseada, pela empresa Infraestruturas de Portugal, estando previstas duas empreitadas que deverão terminar, em simultâneo, no terceiro trimestre de 2022.

O projeto de modernização da Linha do Oeste será desenvolvido no âmbito do Programa Ferrovia 2020 e visa a melhoria da eficiência e competitividade do sistema ferroviário, através do aumento da capacidade, segurança e fiabilidade da exploração e pela redução dos tempos de trajeto.

O concurso para a primeira fase da obra foi lançado esta terça-feira (23 de julho) e vai incidir sobre o troço de 43km entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, com um investimento de 68,5 milhões de euros.

A segunda fase engloba a conceção-execução da subestação de tração de Runa, postos autotransformadores e zona neutra no troço Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha, com orçamento de 5,8 milhões de euros. Segundo o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, o concurso para esta segunda fase deverá ser lançado “dentro de quatro meses”.

A eletrificação do troço até Caldas da Rainha permitirá a redução do tempo de percurso entre Caldas da Rainha e Lisboa em cerca de 30 minutos, o que representa “uma enorme mais-valia para as cidades desta região, nomeadamente ao nível turístico”, afirmou Carlos Fernandes, vice-presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal.

No final da apresentação, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, corroborou o desejo da OesteCIM que, de futuro, o projeto de modernização da Linha do Oeste se estenda aos troços a norte de Caldas da Rainha, garantindo, assim, a realização da obra na plenitude da Linha do Oeste.

 
 
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação