Detalhe da Notícia
Estratégia 2020 – Oeste Portugal – Crescimento Inteligente
14-06-2013
|
|
No âmbito da Estratégia 2020 – Oeste Portugal, a OesteCIM promoveu, no dia 04 de junho de 2013, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, uma reflexão sobre o tema Crescimento Inteligente
No âmbito da Estratégia 2020 – Oeste Portugal, a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) promoveu, no dia 04 de junho de 2013, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, uma reflexão alargada sobre o tema “Crescimento inteligente: Especialização Económica da Região Oeste.
O evento traduziu-se no 3º e último debate realizado no âmbito da discussão das novas prioridades do quadro de referência regional para o período 2014-2020: crescimento inteligente; crescimento sustentável e crescimento inclusivo.
O evento contou com cerca de quarenta e cinco pessoas de várias entidades da Região, que participaram num momento privilegiado de sugestão e recolha de contributos de todos, no âmbito da Economia do Mar na Região Oeste, no Potencial, obstáculos e caminhos de valorização dos recursos turísticos do Oeste e no Cluster Agroindustrial do Oeste.
O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Dr. Paulo Inácio, deu as boas-vindas aos presentes e saudou a iniciativa. Salientou ainda a importância da participação da sociedade civil na elaboração da Estratégia 2020 e destacou a importância do concelho de Alcobaça em termos de capacidade exportadora, assente na indústria agroalimentar.
O Secretário Executivo da OesteCIM, Dr. André Rocha de Macedo apresentou sumariamente a metodologia da Estratégia 2020 Oeste Portugal. Destacou a importância de articular a estratégia do Oeste com as estratégias definidas na CCDR-C e na CCDR-LVT e solicitou a todos que divulguem o projeto e que participem enviando contributos.
Seguidamente foi feita a apresentação da reflexão do subgrupo Crescimento Inteligente sobre as apostas da Região Oeste no horizonte2020, pela Professora Teresa Mouga do IPL e porta-voz do subgrupo Crescimento Inteligente. Foram apresentados os principais resultados do trabalho realizado no dia 15 de Abril pelo Subgrupo de Ação Regional Crescimento Inteligente e a especialização da região em três áreas prioritárias: Agroindustrial, Turismo e Economia do Mar.
Seguiu-se a apresentação do Painel “Economia do Mar na Região Oeste – ambição e concretização”, na qual decorreram três apresentações. A primeira esteve a cargo de Rui Filipe Pinto Pedrosa, Coordenador do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos do IPL, a segunda contou com a presença de Conceição Santos, Diretora dos Serviços de Estratégia da Direção Geral de Política do Mar e a última, por Francisco Spínola, Representante da RIP CURL em Portugal.
O segundo painel “Potencial, obstáculos e caminhos de valorização dos recursos turísticos do Oeste”, contou com a apresentação de Francisco Dias, coordenador do Grupo de Investigação em Turismo, do IPL, e Carla Simões, do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal.
O terceiro Painel dedicado ao “Cluster Agroindustrial do Oeste – potencial de desenvolvimento”, foi constituído por Rui Maia de Sousa, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, por Sofia Comporta, da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e Jorge Soares, Presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça.
Cada painel foi seguido de um debate bastante participado com sugestões e recomendações por parte dos presentes.
O encerramento das comunicações foi feito pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e pela Sociedade Portuguesa de Inovação, Susana Loureiro, que salientou os principais aspetos referidos pelos presentes durante as comunicações.