Detalhe da Notícia
Comunidade Intermunicipal do Oeste formaliza instalação de 5 torres de videovigilância e deteção de incêndios
23-04-2021
A cerimónia de assinatura entre a OesteCIM, a Guarda Nacional Republicana e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil decorreu no dia 22 de abril, no âmbito do Projeto Sistemas Integrados de Videovigilância para a prevenção de incêndios florestais.

 

A assinatura do Protocolo de Parceria e Comodato para o desenvolvimento do “Projeto de Sistemas Integrados de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais na Região Oeste” formaliza a instalação de 5 torres de videovigilância e deteção automática de incêndios florestais que vão integrar o Sistema CICLOPE, do qual fazem parte já 7 torres, ficando a Região Oeste coberta por um total de 12 torres. As 5 novas torres estão a ser instaladas nos territórios dos municípios de Nazaré, Caldas da Rainha, Lourinhã, Torres Vedras e Alenquer.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da OesteCIM, Dr. Pedro Folgado e restantes Autarcas do Oeste, da Secretária de Estado da Administração Interna, Dr.ª Patrícia Gaspar, do Sr. Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero, e do Sr. Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro General José Manuel Duarte da Costa.
 
Ao integrarem o Sistema CICLOPE as imagens das respetivas torres de videovigilância podem ser vistas e as câmaras operadas a partir dos Centros de Controlo e Gestão dos Comandos Distritais da GNR de Leiria e de Lisboa, bem como a partir dos Comandos Distritais de Operações de Socorro de Leiria e Lisboa, no sentido de localizar e de avaliar a progressão dos incêndios florestais em tempo útil e, deste modo, avaliar a necessidade de meios no terreno, na perspetiva de uma melhor coordenação e rentabilização de meios humanos, materiais, viaturas e equipamentos na 1ª intervenção e no combate aos incêndios florestais. Também os Serviços Municipais de Proteção Civil podem ter acesso às respetivas imagens, apenas para visualização uma vez que a coordenação é ao nível supramunicipal.

Este projeto resulta de uma candidatura da OesteCIM ao POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e corresponde a um investimento total de 565 800,00 €.
 
 
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação