Detalhe da Notícia
Rede URGE - Action Planning Network
23-12-2019
|
|
No âmbito da Rede de Planeamento de Ação URGE decorreu, no passado dia 20 de dezembro, a 1.ª Reunião ULG (URBACT Local Groups), na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Caldas da Rainha.
A reunião teve como objetivo apresentar, aos parceiros, o Programa URBACT e a Rede URGE e promover a troca de ideias relativamente ao desenvolvimento urbano sustentável integrado na Europa, através da Economia Circular na Construção Civil.
Presentes na reunião estiveram agentes económicos como AIRO, APCER, Município de Alcobaça, Alenquer, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Torres Vedras e Instituto Politécnico de Leiria.
De forma unânime, foram mencionadas as fragilidades de especialização / capacidade técnica existentes na incorporação de uma economia circular no setor da construção civil e a necessidade de os Municípios se assumirem como “motores de mudança”, promovendo uma maior fiscalização e regulamentação, bem como atribuição de benefícios/taxas para as entidades que recolham materiais, comumente designados como resíduos, incorporando-os em novos processos orientados para o aproveitamento, reutilização e produção de novos produtos.
Para além disso, foi identificada a necessidade de formar e sensibilizar a comunidade escolar, arquitetos, empresas e a própria classe política e promover a abertura de Concursos Públicos que incentivem a incorporação deste tipo de materiais no setor da construção civil.
Na mesma medida, será relevante mapear atores locais e materiais, para que a OesteCIM possa definir um plano de ação, e conceber diferentes grupos de trabalho para regulamentar taxas e analisar o Código do Contrato Público de forma a incluir critérios de sustentabilidade.
O Instituto Politécnico de Leiria referiu, ainda, que está a preparar um Mestrado em Economia Circular na Construção.
Mais informações sobre o projeto em https://urbact.eu/
Sobre o Projeto URGE
O URGE (circUlaR buildinG citiEs) visa conceber políticas urbanas integradas sobre a circularidade no setor da construção - um grande consumidor de matérias-primas - uma vez que existe uma lacuna no conhecimento sobre este tema, para o qual se pretende alcançar uma compreensão profunda. Irá ser desenvolvida uma abordagem preliminar a uma metodologia customizada que permita que a dimensão circular seja amplamente integrada nas grandes obras do setor da construção. O URGE irá assim acelerar a transição para uma economia circular.
Parceiros: Utrecht (Países Baixos), Munique (Alemanha), Copenhaga (Dinamarca), Kavala (Grécia), Granada (Espanha), Prato (Itália), Riga (Letónia), OesteCIM (Portugal), Maribor (Eslovénia)
|