Detalhe da Notícia
Torres Vedras e o Oeste Portugal estiveram representados no European Maritime Day, em Malta
23-05-2013
|
|
Torres Vedras e a Região Oeste Portugal foram apresentados como referência neste projecto
O município de Torres Vedras este presente na Conferência European Maritime Day, em Malta, organizada pela Comissão Europeia, sendo representado pelo Vice-Presidente Carlos Bernardes, no workshop “Maritime and Coast Heritage: Basis for tourism and local economy”, promovido pela Coastal&Marine Union – EUCC, realizado no dia 22 de Maio.
O workshop foi moderado pelo Presidente da EUCC, Hendrick Oosterveld, tendo participado no mesmo, Manuel Tabone, Director do Turismo e desenvolvimento económico no Ministério para Gozo, bem como Ana Margarida Ferreira, da CM de Cascais e o Presidente da CM de Lagos, Júlio Barroso.
O workshop teve como objectivo a troca de experiências de cada um dos territórios no âmbito do galardão QualityCoast.
Torres Vedras e a Região Oeste Portugal foram apresentados como referência neste projecto, assumindo assim um papel relevante no âmbito das políticas europeias para o Mar.
O Mar foi considerado pelos presentes e pelos vários peritos e agente económicos europeus como desígnio do crescimento azul ( Blue Growth).
Torres Vedras e o Oeste apresentaram os casos do Festival Internacional de Ondas – Ocean Spirit – Santa Cruz, Rip Curl Pro-Portugal-Peniche e Zon North Canyon-Nazaré, bem como a Grande Rota Rede natura 2000 – Oeste e a Grande Rota das Linhas de Torres Vedras.
Estes cinco exemplos foram importantes na medida em que contribuem de uma forma sustentável, para o desenvolvimento dos territórios locais e regionais, potenciando a criação de emprego através das escolas de surf, fábricas e lojas de artigos desportivos, surfcamps, lodgecamps, unidades de alojamentos, etc…
O património natural deverá ser promovido de uma forma integrada, em cooperação com os vários agentes locais e regionais, potenciando o turismo sustentável, numa relação entre o ambiente, o social, o económico e a governança.
A certificação dos territórios é uma ferramenta determinante no futuro, pois cada vez mais os turistas procuram destinos certificados, como é exemplo do galardão QualityCoast, que Torres Vedras possui desde 2009 e o Oeste Portugal desde o passado dia 20 de maio, sendo destino TOP 20 turismo sustentável.
O European Maritime Day é um evento que permite aprofundar os conhecimentos sobre o Mar e as Zonas Costeiras, visando a criação de políticas europeias neste domínio, que passam por um conjunto de novas abordagens, que vão desde as Energias Renováveis offshore, até biotecnologia azul, entre outras.