Detalhe da Notícia
Apresentada Central de Compras
01-06-2011
|
|
Nova solução colaborativa de compras vai permitir reduzir custos nos 12 municípios da OesteCIM
Foi apresentada, no passado dia 26 de Maio, aos técnicos municipais dos 12 municípios que compõem a OesteCIM, a nova Central de Compras da Comunidade Intermunicipal. Um modelo colaborativo de compras suportada por soluções electrónicas que vai permitir oferecer vantagens económicas através da redução de preço/custos, para além da capacidade de atrair novos fornecedores, staff especializado e disponibilizar gestão dedicada com recursos próprios.
Segundo o estudo prévio da OesteCIM sobre esta matéria, “os municípios do Oeste não apresentam estratégias de compras adequadas, sendo a actividade de compras, na grande maioria, reconhecida como uma função administrativa e de suporte”. Ainda de acordo com o mesmo documento, os Municípios “apresentam processos aquisitivos longos, em formato de papel, hierarquizados e burocratizados, para além de não beneficiarem do poder negocial que resulta da agregação de necessidades de entidades com perfil de consumo semelhante.”
Neste sentido, a central de compras da OesteCIM tem “como objectivo dotar os municípios do Oeste de uma estrutura que contribua para o planeamento centralizado da função aprovisionamento dos vários Municípios participantes deste projecto”. Uma Central de Compras que actuará de forma transversal a toda a Comunidade Intermunicipal, de forma a, por um lado, promova um aumento de eficácia, eficiência, transparência e redução os custos de aquisição para todos os Municípios da comunidade e, por outro, alinhe a política de compras centralizadas dos seus Municípios com as melhores práticas e recomendações para as compras públicas.
A Central de Compras da OesteCIM tem como Comissão Executiva os Municípios de Torres Vedras e Óbidos.
|