Detalhe da Notícia
OesteCIM reduz consumos de energia
13-12-2012
Com uma redução média de cerca de 15%, são notórias as reduções com o consumo de energia no edifício da OesteCIM a partir de setembro de 2011

Tendo em conta as necessidades crescentes de redução de consumos assim como a contribuição para a redução de emissões de gases com efeito de estufa no sector público, a OesteCIM, Comunidade Intermunicipal do Oeste com o apoio da OesteSustentável, Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste conseguiu nos últimos dois anos reduzir os consumos eléctricos do seu edifício-sede através da aplicação de diversas medidas correctivas.

Com uma redução média de cerca de 15%, são notórias as reduções com o consumo de energia no edifício da OesteCIM a partir de setembro de 2011, por comparação a igual período em 2010. Para a redução dos consumos de energia, contribuíram algumas medidas implementadas, nomeadamente, a substituição de muita da tecnologia de iluminação menos eficiente do edifício, pela tecnologia a LED, conseguindo-se através desta medida poupanças de cerca de 40%. Este processo foi caracterizado pela substituição de 80 das 204 lâmpadas de tecnologia fluorescente do tipo T8 nas diversas gamas de potência, por lâmpadas equivalentes e compatíveis com tecnologia a LED.

A medida foi, paralelamente, complementada com uma operação ao nível comportamental com os utilizadores correntes, colaboradores da OesteCIM, essencialmente numa perspetiva participativa. O compromisso dos decisores e empenho dos utilizadores contribuiu decisivamente para o sucesso das medidas.

Apesar desta redução no consumo, constata-se um aumento nos custos com electricidade devido essencialmente ao aumento do valor das tarifas de electricidade e ao aumento do IVA no setor.
 
Para visualizar o gráfico com os consumos de energia do edifício da OesteCIM, clique aqui
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação