Detalhe da Notícia
OesteCIM visita Valladolid no âmbito do Projeto Europeu PROSPECT
14-10-2019
|
|
No âmbito do projeto europeu “PROSPECT – Peer-powered cities and regions”, entre 2 e 4 de outubro, a Comunidade Intermunicipal do Oeste esteve em Valladolid (Espanha) para uma visita com o objetivo de trocar conhecimentos, aprender com as melhores práticas para obter financiamento e interagir com as principais partes interessadas.
O PROSPECT visa incentivar o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre modelos de financiamento inovadores usados para implementar planos sustentáveis de energia e clima, especialmente no âmbito do Pacto dos Autarcas.
No primeiro dia, realizou-se uma visita ao projeto de iluminação de edifícios públicos “Rios de Luz”. Com recurso a tecnologia LED, este projeto traduz-se uma rota noturna a pé que convida a percorrer os monumentos mais emblemáticos de Valladolid, bem como praças, avenidas e também o centro da cidade, que, ao anoitecer, se iluminam de forma especial. Graças a este projeto, Valladolid recebeu o título da cidade com a melhor iluminação do mundo em 2011.
No dia seguinte, na Agência para a Inovação e Desenvolvimento Económico de Valladolid, os participantes tiveram oportunidade de conhecer os projetos de Valladolid, como financiar projetos de mobilidade, quais as oportunidades de financiamento para cidades, assim como avisos de transporte importantes a ter em consideração no curto espaço de tempo.
Para além disso, os participantes conheceram as melhores práticas de mobilidade sustentável, a partir do caso de Valladolid, de uma perspetiva financeira. Desta sessão foi possível perceber que o gás natural comprimido é visto como a melhor tecnologia (Valladolid é cidade piloto para testar veículos a gás natural comprimido), que existe uma boa experiência com híbridos elétricos e que os principais critérios dos procedimentos de contratação pública são: manutenção, preço e impacto ambiental.
Após o almoço, os participantes conheceram um pouco melhor o funcionamento da mobilidade elétrica de Valladolid, uma cidade que tem atualmente 34 pontos de carga e que, em 2020, pretende chegar aos 138. Para além disso, durante a tarde, foi possível conhecer protótipos de veículos elétricos e autocarros “verdes” e perceber como ações integradas de energia, mobilidade e tecnologia de informação e comunicação podem impulsionar a transformação inteligente em áreas urbanas.
No último dia, realizou-se a visita a uma paragem de autocarro elétricos, carregados através de pantógrafos. Esta visita permitiu perceber como funciona a manutenção dos autocarros e a existência de uma plataforma online que permite ver o consumo médio do autocarro, a distância percorrida, motor e estado da bateria.
Seguiu-se a visita ao Centro de Inovação Centrollid, um centro de negócios em que todos os edifícios estão cobertos por painéis solares cuja produção é usada para a rede, autoconsumo e elevadores de automóveis. Para além disso, os participantes conheceram o exemplo da Fundação Persianas, que distribui comida em veículos elétricos a cerca de 400 pessoas e a existência do serviço de car sharing, com reserva online de carros elétricos.
Houve ainda uma visita ao parque de estacionamento “Feria de Muestras”, criado para promover a mobilidade. Assim, um carro com 2 pessoas não paga estacionamento. De uma taxa de ocupação de 15% passaram para 60%. Neste parque existe ainda um edifício onde as pessoas podem deixar as suas bicicletas de forma segura, assim como um sistema de partilha de bicicletas, o Vallabici.
A visita terminou com a deslocação ao Centro de Gestão de Tráfego, onde a informação é recolhida e cruzada com informação operacional e de controlo para gerir a rede de mobilidade nos eixos circulação e tráfico, transporte público coletivo e estacionamento na via pública. Cerca de 500 pontos de informação na cidade, entre sensores, câmaras de vigilância e polícias, recolhem informação relevante para a elaboração dos planos de mobilidade para uma melhor gestão, redução da poluição e melhoria da satisfação.