Detalhe da Notícia
OesteCIM participa em sessão informativa “Europa para os Cidadãos”
12-11-2012
|
|
A jornada de informação teve lugar na Representação da Comissão Europeia em Portugal, sediada em Lisboa
O GEPAC, Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Representação da Comissão Europeia em Portugal, organizou no dia 6 de Novembro uma jornada sobre o Programa “Europa para os Cidadãos” da União Europeia 2007-2013, com o objetivo de informar sobre as oportunidades oferecidas pelo Programa.
A jornada de informação teve lugar na Representação da Comissão Europeia em Portugal, sediada em Lisboa e teve como público-alvo, as instituições da sociedade civil, ONGS, municípios, centros de investigação e entidades que promovam uma cidadania europeia ativa.
O Programa “Europa para os Cidadãos” é a referência Comunitária em termos de programas na área da cidadania, tendo na sua base a participação dos cidadãos na construção europeia e a formação de uma identidade europeia baseada em valores comuns. Encontra-se a ser aplicado no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio 2007-2013 e tem, para este período, um orçamento total de 215 Milhões de Euros. Até agora, milhares de projetos europeus foram apoiados, no entanto, apesar do sucesso global desta iniciativa, a participação portuguesa tem-se revelado abaixo das expectativas, seja em termos de projetos financiados, seja em termos de candidaturas.
Durante a manhã foram apresentados os objetivos do programa, realçadas as múltiplas possibilidades que o programa oferece, principalmente as direcionadas para as organizações da sociedade civil e autoridades locais. Duas entidades portuguesas, nomeadamente, a Câmara Municipal de Leiria e a Cooperativa CO(OP)RAÇÃO, apresentaram projetos financiados pelo “Europa para os Cidadãos”, o que permitiu enquadrar o Programa na realidade nacional. Da parte da tarde, a sessão informativa adotou uma vertente mais prática, tendo sido abordadas matérias como: candidaturas e ferramentas úteis, como encontrar parceiros, critérios de elegibilidade e regras de implementação do Programa.
A jornada de informação contou com a presença de Sónia Mileu Churra da Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA), de Joana Vieira da Silva da Comissão Europeia - Unidade “Citizens Programme” e Lurdes Camacho Diretora de Serviços de Relações Internacionais do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) – Secretaria de Estado da Cultura.
A OesteCIM participou na sessão informativa com a sua equipa técnica e está a estudar a viabilidade de desenvolver projetos na área.