Detalhe da Notícia
Projeto OESTE + IGUAL – Formação Online para Estudantes
06-06-2023
No âmbito do projeto OESTE+ IGUAL, decorreu no dia 05 de junho de 2023, uma formação online para estudantes, que contou com 15 participantes entre eles algumas turmas das escolas da região Oeste.

Foram abordados vários temas, nomeadamente:
  1. Escolhas Vocacionais Livres de Condicionamento por género;
  2. Cenário atual e Mercado de Trabalho;
  3. Estereótipos e Enviesamentos;
  4. Promoção da Mudança.
A formação iniciou com o esclarecimento acerca da definição de igualdade de género, que não significa que as mulheres queiram assumir posições de superioridade em relação aos homens, mas sim, de igualdade.

Foi abordado também o facto de serem atribuídas determinadas profissões caraterísticas de géneros, existindo uma representatividade dos géneros nas áreas vocacionais.

O enviesamento também foi um dos temas discutidos, uma vez que são preconceitos incorporados no nosso dia a dia, que se materializam como padrões de ações e julgamentos sociais que se repetem de forma automatizada, com base no pensamento coletivo e em experiências previas individuais.

Nas escolhas vocacionais por vezes existem estereótipos associados ao enviesamento, como por exemplo, os vencimentos; os cursos profissionais em que a área da informática tende a ter mais estudantes do género masculino do que do género feminino, entre outros.

Assim os estereótipos surgem como um preconceito em forma de atitude negativa não justificada em relação às pessoas de um determinado grupo, ou seja, surge uma resposta automática a estímulos que por vezes não nos apercebemos, não acontecendo de forma racional.

A formação terminou com uma reflexão sobre como promover a mudança, onde foram abordados vários comportamentos e atitudes que podem ser modificados no sentido de uma maior igualdade entre todos e todas.
 
 
 
 
 
 
Financiado por: 
 
 
Comunidade Intermunicipal do Oeste
Avenida General Pedro Cardoso, nº9
2500-922 Caldas da Rainha
Tel.: +351 262 839 030
Email: geral@oestecim.pt
 
 
Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants 
 
 
OESTE + IGUAL Project – Online Training for Students

As part of the OESTE+ IGUAL project, an online training course for students took place on June 5, 2023, with 15 participants, including some classes from schools in the West Region.

Several topics were addressed, namely:
  1. Vocational Choices Free of Gender Conditioning;
  2. Current Scenario and Labor Market;
  3. Stereotypes and Biases;
  4. Promoting Change.
The training started with clarification about the definition of gender equality, which, contrary to what is often thought, this concept does not mean that women want to assume positions of superiority in relation to men, but of equality.

The fact that certain professions characteristic of genders are assigned was also addressed, with gender representation existing in vocational areas.

Bias was also one of the topics discussed, since they are prejudices incorporated into our daily lives, which materialize as patterns of actions and social judgments that are repeated automatically, based on collective thinking and previous individual experiences.

In vocational choices, sometimes there are stereotypes associated with bias, such as salaries; professional courses in which the IT area tends to have more male than female students, among others.

Thus, Stereotypes appear as a prejudice in the form of an unjustified negative attitude towards people in a certain group, that is, an automatic response to stimuli that we sometimes do not realize, not happening rationally.

The training ended with a reflection on how to promote change, in which various behaviors and attitudes were addressed that can be modified in the sense of greater equality between all men and women. 
 
Funded by: 
 
 
Intermunicipal Community of the West
Avenida General Pedro Cardoso, nº9
2500-922 Caldas da Rainha
Tel.: +351 262 839 030
Email: geral@oestecim.pt
  
 
Project funded by Iceland, Liechtenstein and Norway, through EEA Grants  
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação