Detalhe da Notícia
Projeto Educa+ | A experiência vivida pelos professores do Oeste além-fronteiras
09-02-2023
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Com o apoio financeiro do Programa Erasmus+, professores de 13 escolas da Região Oeste deslocaram-se a Itália, Espanha, Irlanda, Bulgária e Alemanha para contatar com outros sistemas de ensino europeus. Na tarde do dia 8 de fevereiro, 42 professores envolvidos no Projeto reuniram-se na sede da OesteCIM.
O objetivo do encontro foi partilhar as experiências vividas, pontos a melhorar e as boas práticas trazidas da experiência de mobilidade no estrangeiro.
A experiência de mobilidade em Nicotera, Itália, foi a primeira a ser apresentada. Os professores visitaram espaços escolares e puderam conhecer o sistema educativo italiano, realçando a rigidez existente. Para além disso, os professores realizaram visitas a museus e locais histórico-culturais da região. Estas atividades foram essenciais para promover as relações interpessoais.
Seguiu-se a apresentação do primeiro e do segundo grupo de professores que realizaram mobilidade em Madrid, Espanha. Esta mobilidade permitiu contatar com uma escola interessada em trabalhar em parceria com escolas portuguesas e perceber que o sistema de ensino espanhol contempla a disciplina de empreendedorismo. Através da visita às escolas foi possível ver que existe bastante informação visual, em várias línguas, para que todos compreendam a mesma, num sistema de ensino inclusivo.
O segundo grupo que viajou até Madrid começou a apresentação partilhando a aventura vivida na viagem de autocarro de várias horas. A viagem a Madrid permitiu ao grupo de professores estabelecer uma troca de experiências e o contatar com outras realidades, fundamentais para melhorar a prática profissional. À semelhança do primeiro grupo, também este segundo grupo de professores pôde constatar que os espaços comuns das escolas são utilizados como locais de aprendizagem, existindo bastante informação visual em várias línguas.
Terminada a apresentação do segundo grupo de Madrid, foi tempo de fazer uma pausa para um pequeno lanche que possibilitou aos docentes um momento de convívio.
Depois do coffee break, seguiu-se a apresentação da experiência na Irlanda. O grupo de professoras, todas com um apontamento verde na roupa escolhida para a apresentação, realçou uma realidade bastante diferente do ensino português: a existência, na atualidade, de escolas para rapazes e escolas para raparigas (mais de 90%). Para além disso, os alunos não reprovam durante o seu percurso de escolar, salvo em situações excecionais. Como curiosidade, as professoras partilharam ainda uma história vivida na Irlanda, onde os pubs têm à entrada um letreiro que indica que só é permitida a entrada a pessoas com roupa adequada, pois é comum as pessoas deslocarem-se aos locais públicos de roupão e chinelos de quarto.
Seguiu-se a partilha do grupo de professores que se deslocou a Sofia. A experiência na Bulgária permitiu conhecer um sistema de ensino em que não existe alunos com necessidades educativas especiais nas escolas vocacionais, a não ser os que possuem dislexia, logo, não há inclusão. Contudo, é dada aos alunos de nível de escolaridade superior a oportunidade de lecionar módulos / algumas aulas, a alunos de nível inferior, um aspeto positivo a realçar. Com significativa diferença do sistema de ensino português, na Bulgária os alunos realizam exames nacionais no final de cada ciclo e a classificação obtida nos exames de Búlgaro e de Matemática, no final do 7.º ano, são determinantes para a escolha das escolas vocacionais, ou de ensino regular pretendidas.
O encontro terminou com a partilha da experiência de Berlim, realizada em dezembro de 2022. O grupo de professoras realçou o contato com a empresa BERLINK, parceira de escolas de toda a Europa, considerada a melhor e mais bem-sucedida agência alemã de experiência de trabalho no setor educacional. O grupo de Berlim realizou, igualmente, visitas culturais à cidade, e pôde contatar com uma escola de cariz profissional onde os alunos, logo a partir dos 15 anos, prosseguem os seus estudos de acordo com as suas aptidões. Para além disso, em Berlim, os professores tiveram ainda oportunidade de assistir à apresentação de um aluno português que foi para a capital alemã fazer um estágio Erasmus + Pro e acabou por ser convidado a fazer parte da equipa permanente da empresa Prenzl Repair.
No final da partilha de experiências e boas-práticas destacou-se o interesse de, em futuras mobilidades, realizar visitas a mais escolas e poder observar a forma como são dadas as aulas nos estabelecimentos escolares.
Os professores parabenizaram a OesteCIM pela organização do Projeto e pela oportunidade concedida ao Consórcio “OESTE Educa +”, coordenado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, composto por 13 escolas de 8 Municípios da Região Oeste.
Este Projeto de Mobilidade de pessoal educativo do Ensino Escolar surge em linha com os objetivos de desenvolvimento estratégico do Oeste, que investe no capital humano e nas suas competências para criar novas oportunidades. Cidadãos mais escolarizados, mais qualificados e mais esclarecidos serão cidadãos com maior consciência cívica, maior capacidade crítica, mais tolerantes e potencialmente geradores de um tecido social e económico de maior qualidade.
Assim, o Projeto Educa+ tem por objetivo dar ao pessoal educativo do Ensino Escolar do Oeste a possibilidade de contactar com outros estabelecimentos escolares, conhecer diferentes métodos de ensino, diferentes modelos de gestão e administração escolar, adquirir conhecimentos e, fundamentalmente, incrementar a partilha e aplicação de práticas inovadoras e de inovação na área da educação.