Detalhe da Notícia
Bolsa de Turismo Lisboa: como o Oeste quer divulgar a Região aos visitantes
02-03-2023
|
|
Promover o desenvolvimento de um turismo sustentável, responsável e de qualidade é o objetivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste que, em 2023, volta a participar na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL - Parque das Nações.
A Feira, que decorre entre 1 e 5 de março, junta a procura e a oferta turística nacional e assume o objetivo de se afirmar, nos próximos 9 anos, como uma das mais importantes feiras de turismo a nível internacional.
Neste sentido, a participação do Oeste passa pela comunicação de um território que pretende ser cada vez mais inteligente e sustentável, com uma oferta turística competitiva, moderna, sustentável e responsável.
Para Pedro Folgado, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, “a inovação e as novas tecnologias são fatores determinantes para que o turismo da Região seja competitivo e com uma oferta de qualidade, baseada em dados. Estes dados serão informação de valor acrescentado para reforçar a qualidade da oferta, melhorar a qualificação profissional do sector, ultrapassar a sazonalidade da procura e diversificar a oferta de serviços turísticos (...) é preciso dar continuidade ao trabalho de atração turística, reconhecendo que a competitividade do setor também está intimamente ligada à sua sustentabilidade, à gestão responsável dos recursos e à garantia de condições de serviços e segurança, nomeadamente no acolhimento de pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, não deixando ninguém para trás.”
Nos dois primeiros dias irá decorrer, no stand Oeste Portugal e no stand Turismo do Centro de Portugal, a apresentação da App Visit Oeste Portugal e do Projeto Oeste Smart Region, cuja apresentação pública decorreu no evento Smart City Expo World Congress, em Barcelona.
Em 2023, o stand Oeste Portugal conta com a representação dos 12 Municípios do Oeste, cada um com um display LCD e imagens do respetivo município, alusivas à temática da sustentabilidade e de um território inteligente. O stand tem também um balcão frontal para divulgação dos produtos e oferta turística do respetivo Município. O stand Oeste Portugal contempla ainda uma área de lazer multifuncional que será usada para apresentações e mostras promocionais dos municípios.
Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal do Oeste é composta pelos Municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Um território com potencialidades turísticas assente na transição ambiental, de baixo carbono, e numa economia de valor acrescentado, digital, competitiva, eficiente na utilização dos recursos onde o propósito são as pessoas.
Pode consultar a Agenda do Stand Oeste Portugal aqui