Detalhe da Notícia
Conferência: "Ordenamento do Território e Cidades"
31-10-2007
|
|
A Associação de Municípios do Oeste em parceria com a Associação Forense do Oeste realizou no passado dia 25 uma Conferência, intitulada “Ordenamento do Território e Cidades – Planos Municipais, sua execução, incluindo expropriações”.
Conscientes de que o Ordenamento do Território é um tema cada vez mais importante em todos os domínios da sociedade, a Associação de Municípios do Oeste em parceria com a Associação Forense do Oeste realizou no passado dia 25 uma Conferência, intitulada “Ordenamento do Território e Cidades – Planos Municipais, sua execução, incluindo expropriações”.
A referida Conferência teve como orador o Eng.º José Reboredo Pinto Leite, actual Coordenador Nacional do Programa Polis.
Durante a sua intervenção, Pinto Leite destacou o facto de que o Ordenamento do Território tem e deve andar sempre de mãos dadas com o Ambiente, pois caso contrário não será possível fazer um planeamento sustentável.
Enquanto coordenador do Programa Polis, relembrou que este programa visa melhorar a qualidade de vida nas cidades através de intervenções nas vertentes urbanística e ambiental bem como melhorar a atractividade e competitividade de pólos urbanos que têm um papel relevante na estruturação do sistema urbano nacional.
Para tal verificou-se necessário desenvolver grandes operações integradas de requalificação urbana com uma forte componente de valorização ambiental e desenvolver acções que contribuíssem para a requalificação de centros urbanos que promovessem a sua multi-funcionalidade.
O Programa foi bem sucedido tendo permitido acções de Requalificação de Espaços Públicos, Criação e Beneficiação de Parques e Áreas Verdes, Novos Percursos Pedonais, Ciclovias, Requalificação e Frentes de Rio e Mar, Novas Áreas de Condicionamento de Trânsito, Centros de Monitorização e Interpretação Ambiental, entre outros.
A conferência contou com a participação de autarcas e técnicos das autarquias oestinas.
Esta é a segunda Conferência realizada em parceria com a Associação Forense do Oeste debatendo temas de interesse para as autarquias.
|