Detalhe da Notícia
Congresso Intermunicipal Oeste + Ciência
14-07-2022
No dia 12 de julho de 2022 realizou-se, na sede da OesteCIM, o Congresso Intermunicipal do Projeto Oeste +Ciência, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região Oeste - Aluno ao Centro - Fase II.

O Projeto Oeste +Ciência pretendeu despertar o interesse dos alunos da Região pela ciência através da elaboração de projetos em sala de aula e da realização de visitas de estudo que permitiram observar, recolher informação e interagir com o meio envolvente. No final, os alunos realizaram um póster sobre uma das áreas científicas de maior relevo da Região Oeste - agricultura, ambiente, oceanografia e alterações climáticas.

Esta iniciativa reforça a aposta da OesteCIM no desenvolvimento de ações socioeducativas de referência que visam o combate ao insucesso escolar através da partilha constante de boas práticas e experiências junto dos líderes educativos do território – professores, pais e encarregados de educação.

O Congresso Intermunicipal decorreu durante a tarde de dia 12 de julho, onde foram apresentados os posters de 6 turmas Região Oeste, com os seguintes temas:
  • Os produtos produzidos na Região Oeste têm todos o mesmo destino?
  • Apresentação do Póster Científico da turma de 3º e 4º ano da EB do Furadouro, Óbidos
  • Será que os animais "feios" são importantes para o equilíbrio ambiental?
  • Apresentação do Póster Científico da turma de 3º e 4º ano da EB de Orjariça (FAROL), Torres Vedras
  • Apresentação do Póster Científico da turma de 3º e 4º ano da EB5, Peniche
  • Todo o lixo que produzimos prejudica os oceanos da mesma maneira?
  • Apresentação do Póster Científico da turma de 3º ano da EB1, Lourinhã
  • Apresentação do Póster Científico da turma de 2º e 3º ano da EB de Abrigada, Alenquer
  • Apresentação do Póster Científico da turma de 3º ano da EB do Norte, Nazaré
No final do evento foi eleita a turma vencedora, turma 3º e 4º ano da EB de Orjariça (FAROL), Torres Vedras – com o tema “Será que os animais "feios" são importantes para o equilíbrio ambiental?”, de acordo com a votação realizada pelos alunos, professores e elementos do júri.

Participaram no projeto um total de 340 alunos e respetivos professores que, durante o Projeto Oeste +Ciência, foram acompanhados por uma equipa especializada na área da biologia.

Todos os presentes elogiaram o projeto que lhes deu uma oportunidade muito dinâmica e interativa de aprendizagem, não só das ciências e do território, mas também das diversas disciplinas, uma vez que este projeto é multidisciplinar.
 
  
  
  
  
 
  
  
  
 
 
 

 
 
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação