Detalhe da Notícia
A Construção Sustentável - uma solução em tempos de crise?
28-02-2011
+ Fotos
Três oradores, três testemunhos acerca do "prós" da construção sustentável.

O debate teve lugar no passado dia 17 e trouxe uma forte participação e entusiasmo ao salão nobre da OesteCIM, onde oradores e presentes discutiram as potencialidades da construção sustentável e a forma como a mesma pode ser uma forma de dar resposta aos desafios que a crise económica actual nos coloca.

A primeira intervenção ficou a cargo da Eng. Micaela Nogueira pela empresa Ecochoice, sob o tema geral do Ambiente Urbano Sustentável e Energia onde referiu que o mesma visa reforçar a contribuição ambiental para o desenvolvimentourbano sustentável, com o objectivo máximo de um melhor desempenho ambiental e melhor qualidade de vida nos centros urbanos. A mesma deu ainda a conhecer em que consistia o Pacto dos Autarcas (Compromisso para as Energias Sustentáveis Locais) bem como inúmeros exemplos de boas práticas ao nível da construção ecológica de edifícios e da naturalização de espaços, como seja o caso das coberturas verdes.


Nuno Moreira, arquitecto da Bio Future House apresentou-nos os prós das antigas construções dos povos ancestrais afirmando que "beber a água dos antigos conceitos" é uma forma de aplicar essas eco-referências em estado puro, à nossa realidade actual garantindo a sustentabilidade da construção tendo reforçado que uma construção feita de raiz de acordo com parâmetros de sustentabilidade não fica mais cara que uma construção convencional, podendo aumentar a sustentabilidade das existentes fazendo simples cirurgias nas construções. A Construção sustentável é possível graças ao recurso a novos sistemas de construção com base em materiais naturais, ecológicos e reutilizados.

A Arq.ª Maria José Pato da INOVADO corroborou as ideias das intervenções anteriores apresentando alguns casos de estudo inovadores ao nível da utilização da madeira enquanto material de excelência na concepção e construção de casas onde o Conforto e o Ambiente, aliados à racionalização económica, são a palavra de ordem. Este material, a madeira, pode proporcionar soluções eficientes em tempos de crise económica uma vez que é possível construir de forma modelar deixando a liberdade, a cada cliente/proprietário, de "ir construindo" ou ampliando a sua casa à medida das suas necessidades.

how do you contract hiv aids in africa facts symptoms of hiv infection
android phone spy phone tracking app android spyware phone app
Voltar   Topo / Top

Sub-Navegação