Detalhe da Notícia
Parceiros do Projeto “URGE” reúnem pela segunda vez
21-01-2020
|
|
O grupo de trabalho reuniu no passado dia 17 de janeiro, na Sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste, para identificar linhas de intervenção prioritárias e ações correspondentes bem como preparar a 2.ª reunião do consórcio.
A reunião contou com a presença de técnicos das Câmaras da Região Oeste, o Departamento de Engenharia Civil do Instituto Politécnico de Leiria, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e a empresa de construção e obras públicas Pragosa.
Para além das entidades mencionadas, são parceiros da Rede URGE a APCER – Associação Portuguesa de Certificação e a AIRO – Associação empresarial da Região Oeste.
De acordo com os domínios do Programa de Ação para a Região Oeste, foram estabelecidas linhas de intervenção prioritárias nas seguintes temáticas: “Sensibilização, conhecimento e aprofundamento de competências”, “Governação”, “Materiais e Recursos”, “Infraestruturas” e “Ferramentas e Procedimentos”.
O grupo de trabalho afirmou também o interesse de implementação de um projeto piloto, que deverá servir de exemplos e ser transversal a todos os municípios da Região Oeste.
Mais informações sobre o projeto em https://urbact.eu/
Sobre o Projeto URGE
O URGE (circUlaR buildinG citiEs) visa conceber políticas urbanas integradas sobre a circularidade no setor da construção - um grande consumidor de matérias-primas - uma vez que existe uma lacuna no conhecimento sobre este tema, para o qual se pretende alcançar uma compreensão profunda. Irá ser desenvolvida uma abordagem preliminar a uma metodologia customizada que permita que a dimensão circular seja amplamente integrada nas grandes obras do setor da construção. O URGE irá assim acelerar a transição para uma economia circular.
Parceiros: Utrecht (Países Baixos), Munique (Alemanha), Copenhaga (Dinamarca), Kavala (Grécia), Granada (Espanha), Prato (Itália), Riga (Letónia), OesteCIM (Portugal), Maribor (Eslovénia).
|