Detalhe da Notícia
Região Oeste discute tarifa única de água
04-02-2010
|
|
Pedro Serra, Presidente da Águas de Portugal, apresentou um projecto com o objectivo de criar uma tarifa única de água e saneamento para o Oeste.
Realizou-se no passado dia 13 e 29 de Janeiro, na Comunidade Intermunicipal do Oeste, uma reunião com os Presidentes de Câmara da Região Oeste e o Presidente da Águas de Portugal, para fazer uma análise dos custos de água em alta, fornecida aos Municípios da Região.
Pedro Serra, Presidente da Águas de Portugal, apresentou um projecto com o objectivo de criar uma tarifa única de água e saneamento para o Oeste. Para tal será necessária a criação de uma sociedade entre a Águas de Portugal e os Municípios da Região Oeste. Com esta adesão dos Municípios será possível conseguir um efeito de escala que permitirá adquirirem água mais barata, aumentar a qualidade e fiabilidade do serviço e estenderem a rede, sobretudo de saneamento, onde é necessário.
Consoante o número de Municípios a aderirem à futura sociedade, será estabelecido o preço da tarifa. A empresa Águas de Portugal deverá apresentar, nos próximos dois meses valores de tarifas para a constituição da sociedade com nove ou doze Municípios, dependendo da adesão ou não dos concelhos que ainda não decidiram, nomeadamente, Alcobaça, Óbidos e Torres Vedras.
O Concelho de Alenquer está fora da sociedade, porque tem um sistema de abastecimento concessionado, contudo o concelho de Rio Maior poderá fazer parte da sociedade.
|