Detalhe da Notícia
Biocombustíveis
24-07-2007
|
|
Foi objectivo da Missão adquirir e aprofundar conhecimentos sobre os biocombustíveis, e promover o intercâmbio entre instituições dos dois países, quer estatais, quer empresariais.
Realizou-se no passado mês de Maio uma Missão a São Paulo – Brasil, organizada pela Associação de Municípios do Oeste (AMO), em articulação com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Na perspectiva de que a adopção de biocombustíveis contribui para a redução da importação de petróleo e combate às alterações climáticas, e que a sua produção poderá ser uma forma de optimizar recursos, foi objectivo da Missão adquirir e aprofundar conhecimentos sobre os biocombustíveis, e promover o intercâmbio entre instituições dos dois países, quer estatais, quer empresariais.
Foi escolhido este destino, pela vasta experiência e Know-how que detêm na matéria, e pela permuta de tecnologia e parcerias em investimentos que já existe com importantes parceiros internacionais.
Assim, foi constituída uma Comissão de 15 pessoas, onde estiveram representados a maioria dos municípios que integram a AMO – Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, bem como alguns empresários da Região Oeste.
Do programa fez parte uma Jornada Informativa, durante a qual a AMO deu a conhecer características da Região Oeste, legislação e parcerias nacionais relacionadas com biocombustíveis, e ouviu a experiência detida pelos empresários brasileiros. A Comissão visitou as instalações de uma fábrica de produção de bioetanol e biodiesel, bem como de uma fábrica fornecedora de equipamentos. Reuniu-se, ainda, com o Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo, tendo sido abordado a produção de biocombustível a partir da madeira das florestas.
|