O evento teve como objetivo apresentar os resultados do projeto, partilhar as experiências vividas no estrangeiro, dar testemunhos dos estágios e indicar o que aprenderam e as mais valias das mobilidades.
Todos os alunos presentes, das diversas mobilidades (Salamanca/Nicotera/Avezzano/Alcamo) expressaram a sua opinião dos estágios e do tempo vivido noutro país. Destacou-se o interesse de, em futuras mobilidades, poderem participar novamente, uma vez que acharam esta experiência crucial para a sua vida profissional e pessoal.
Os alunos agradeceram à OesteCIM pela oportunidade concedida através do Consórcio “Mobility Oeste”, coordenado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, composto por 14 escolas de 9 Municípios da Região Oeste.
Este Projeto de Mobilidade para formandos e pessoal do EFP surge em linha com os objetivos de desenvolvimento estratégico do Oeste, que investe no capital humano e nas suas competências para criar novas oportunidades. Cidadãos mais escolarizados, mais qualificados e mais esclarecidos serão cidadãos com maior consciência cívica, maior capacidade crítica, mais tolerantes e potencialmente geradores de um tecido social e económico de maior qualidade.
Assim, o Programa ERASMUS+, surge como uma forma de não só promover o ensino profissional, como para colmatar necessidades que, apesar dos avanços, ainda se verificam, tais como as competências técnicas desenvolvidas, jovens mais maduros e autónomos, jovens conhecedores de diferentes realidades e mercados, desenvolvimento de línguas estrangeiras, jovens mais participativos, tolerantes e felizes.