Detalhe da Notícia
O Oeste celebra os Cem anos da República Portuguesa
09-10-2010
|
|
De Norte a Sul do país, fizeram soar-se as comemorações do centenário da República Portuguesa e o Oeste não foi excepção.
De Norte a Sul do país, fizeram soar-se as comemorações do centenário da República Portuguesa e o Oeste não foi excepção.
O município de Alcobaça tem uma exposição de artes plásticas na biblioteca Municipal (parceria entre a Direcção Geral dos Livros e das Bibliotecas e a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República- CNCCR) intitulada “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”. Dez ilustradores retrataram dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época (Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas) celebrando assim o legado republicano, numa exposição que estará em exibição até ao dia 29 de Outubro, no átrio da Biblioteca Municipal.
Alenquer vai ter a mesma exposição na biblioteca municipal até ao final do mês de Outubro, mas dedicou o dia 5 de Outubro às comemorações do centenário convidando autarcas municipais e de freguesia a reviver o dia da implantação da República ao som d’ “A Portuguesa”, relembrando nomes sonantes dos ideais republicanos da vila como Bernardino Machado e Téofilo Machado dos Santos. “Alenquer, 5 de Outubro de 1910. A República na Imprensa Local”, livro de Alexandra Maria Barros Ventura, foi também apresentado numa edição comemorativa dos 100 anos da República Portuguesa.
A exposição itinerante “Viva a República” está por Arruda dos Vinhos, durante os dias 9, 10 e 11 de Outubro, junto ao terminal rodoviário, numa colaboração conjunta com a CNCCR. O roadshow destina-se a mostrar a história da primeira República, nomeadamente o percurso de evolução dos ideais republicanos, o processo de implantação da República e os principais contextos e transformações que gerou.
Com várias comemorações solenes a marcarem presença na celebração da Implantação da República no dia 5 de Outubro, o concelho do Bombarral tem ainda iniciativas comemorativas como a exposição documental “Da Monarquia até aos nossos dias” que estará patente até ao dia 5 de Dezembro, no agrupamento de escolas Fernão do Pó, estando ainda previsto para este Domingo, um cortejo histórico em memória das figuras republicanas do nosso País.
Em terras da Rainha Dona Leonor, está a ser realizado um ciclo de 12 conferências subordinado ao tema Republicano, nomeadamente “O Cinco de Outubro de 1910 nas Caldas da Rainha”, “Raul Proença um filósofo Republicano Caldense” ou a conferência a ter lugar hoje, no Centro Cultural e de Congressos, intitulada “José Relvas: percurso de um homem republicano singular”. Além das conferências, fez-se no dia 5 de Outubro o lançamento de uma reedição da colectânea de revistas “Alma Nacional”, que durante as primeiras décadas do séc. XX foram fundamentais na promoção do debate público cultural e político.
O Concelho da Lourinhã marcou e continuará a marcar as comemorações com a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”. Inaugurada no átrio da biblioteca Municipal no dia 6 de Outubro, a mostra estará aberta ao público até ao dia 30 de Novembro.
O município da Nazaré inaugurou a 5 de Outubro, no seu Centro Cultural, uma exposição com a duração de um mês, intitulada “A implantação da República e a Nazaré”, que se destina a expor espólio de cariz documental sobre a Implantação da República, a influência deste novo regime constitucional no país, e as suas repercussões na Nazaré. A exposição inclui o recurso a uma vídeo-montagem e à exibição de documentos e objectos de espólios do Museu Dr. Joaquim Manso, da Biblioteca da Nazaré, da Capitania e do Centro de Estudos Nazarenos.
Em Óbidos, e no âmbito das comemorações do centenário, vai ser inaugurada no dia 5 de Novembro a exposição ”Óbidos - da Monarquia para a República”, uma cronologia comemorativa que contempla o período que vai desde o fim do reinado de D. Manuel II até à subida de Salazar ao poder. Em mostra estarão peças de pintura e escultura, assim como artefactos de base documental cedidos pelo museu municipal e pelo arquivo histórico de Óbidos. Ainda inserido nas comemorações estará o Simpósio Internacional de Castelos, uma vez que, além dos 100 anos da República, comemora-se também o centenário da classificação do castelo de Óbidos como Monumento Nacional.
Peniche marcou a data acolhendo no Largo 5 de Outubro durante os dias 1, 2, e 3 a exposição promovida pela CNCCR, “Viva a República”. Ainda patentes estão também as exposições "Monarquia decadente, República nascente: personagens e cenários" e "Letras e Cores, ideias e autores da República" na Biblioteca Municipal. Já na sala do Governador da Fortaleza de Peniche estará até dia 2 de Janeiro de 2011 uma exposição com fotografias do século XX intitulada "A República está nas Ruas! Reflexos da Revolução na Toponímia da Vila de Peniche", ilustrando as principais alterações que, em 1910, atingiram as artérias da então Vila de Peniche.
Na biblioteca Municipal de Sobral de Monte Agraço está patente desde o dia 11 de Setembro e até ao dia 17 de Outubro a exposição ”Sobral e a 1.ª República”, uma homenagem aos sobralenses que contribuíram para fomentação de uma democracia mais justa. Em exibição entre os dias 6, 7 e 8 de Outubro esteve também a exposição “Viva a República” promovida pela CNCCR. O município tem ainda planeada uma palestra sobre “O postal ilustrado na propaganda política”, seguindo-se a apresentação do livro de António Ventura “Os postais da 1ª República”, dia 12 de Outubro no Auditório Municipal.
Torres Vedras marcou o dia de aniversário dos 100 anos da República Portuguesa, com a inauguração da escola EB1 e o Jardim-de-infância de santa cruz, onde foi descerrada uma placa alusiva ao centenário da República. Foi inaugurada também a Exposição “Rostos da República - Retratos de Presidentes”, uma mostra de fotografias dos vários Presidentes, que estará em exibição até ao dia 30 de Novembro, dia em que se apresentará o filme “Vivência do Palácio de Belém” uma narração sobre os momentos mais marcantes da história da República Portuguesa, numa parceria entre a C.M. de Torres Vedras e o museu da Presidência da República.
Assim, um pouco por todo o Oeste, presta-se o justo tributo ao Centenário da República Portuguesa. Podem ainda ser criadas novas iniciativas até Agosto de 2011, enviando os programas para a Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República.
|