Detalhe da Notícia
Seminário: Da Formação à Qualificação: os Novos Desafios do QREN
17-03-2008
|
|
“ É com muito gosto que a Associação de Municípios do Oeste prevê estar na linha da frente nos projectos de modernização na administração pública e na formação como qualificação do potencial humano.”
Realizou-se, dia 13 de Março, na Associação de Municípios do Oeste um Seminário dedicado à Formação e Modernização Administrativa no contexto do novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Este Seminário que visava desmistificar muitas das questões levantadas na área da formação e da modernização administrativa, com a entrada em vigor do novo quadro comunitário teve uma excelente recepção por parte do público em geral. Esgotadas as inscrições, a audiência foi, sobretudo, composta por técnicos das autarquias e eleitos das Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.
Para o Presidente da Associação de Municípios do Oeste esta é uma área fundamental em que a Associação vai continuar cada vez mais a apostar. “ É com muito gosto que a Associação de Municípios do Oeste prevê estar na linha da frente nos projectos de modernização na administração pública e na formação como qualificação do potencial humano.” O Presidente da A.M.O relembrou que o projecto da formação iniciou-se, nesta Associação em 2001, e desde aí é uma área que tem vindo sempre a crescer. Quanto à Modernização Administrativa, destacou o projecto Oeste Digital e os processos de Formação-Acção com vista à modernização dos serviços, que estão a decorrer nos municípios associados relembrando que não valerá a pena formar as pessoas se a nível da modernização, estas encontrarem obstáculos nos seus serviços.
Composto por três painéis, o Seminário contou com prestigiados oradores nestas matérias: Dr. Rui Fiolhais (Gestor do Programa Operacional Potencial Humano), Dr.ª Piedade Valente (Vogal do Programa Operacional Factores de Competitividade), Eng. António Paiva (Vogal Executivo do Programa Operacional do Centro), Dr. Nélson Marçal (Professor Universitário e Director da AFINOVAP), Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva (Técnico da Câmara Municipal de Torres Vedras), Dr.ª Isabel Cabaço (Membro do Grupo de Trabalho referente á Revisão da Lei das Finanças Locais), Dr. Paulo Mauritti (Sub-Director Geral da DGAL) e Eng.º Fonseca Ferreira (Presidente da CCDR de Lisboa e Vale to Tejo).
Para a Sessão de Encerramento esteve presente o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Dr. Eduardo Cabrita.
O Presidente da Associação de Municípios considerou que a presença do Sr. Secretário de Estado neste Seminário é importante a três níveis:
• 1º- Manifesta a responsabilidade e a vontade do Governo em promover mais qualidade, modernização e formação para a Administração Pública;
• 2º- Representa a solidariedade Institucional para com esta região, necessitada de apoios estruturantes que contribuam para o desenvolvimento de todo o potencial na qualificação das pessoas, e
• 3º- Demonstra a vitalidade e vontade com que a Associação de Municípios do Oeste encara os problemas e a forma como se propõe a estar na linha da frente da sua resolução.
|