Detalhe da Notícia
Workshop Água e as Florestas Plantadas
30-09-2019
|
|
Com o objetivo de sensibilizar a população, as organizações e os decisores para a relevância das florestas plantadas para o país e para o equilíbrio do planeta terra, no dia 11 de outubro, o Auditório da Câmara Municipal da Marinha Grande recebe o Workshop Água e as Florestas Plantadas, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
Dia: 11 de outubro de 2019
Local: Auditório da Câmara Municipal da Marinha Grande (Auditório da Resinagem)
Público-alvo: empresários de vários setores (agrícola, florestal e industrial), associações de produtores, Organizações Não-Governamentais, técnicos e investigadores, das administrações central e local e do setor privado, professores e alunos.
As florestas plantadas, fonte renovável de madeira e eficientes em termos energéticos, estão a tornar-se cada vez mais importantes para o futuro do abastecimento deste produto (FAO, 2008), na medida em que:
1) Podem aliviar a procura de madeira e outros produtos não lenhosos de florestas naturais;
2) Se prevê o aumento progressivo da importância das florestas plantadas, já que a madeira é uma matéria-prima cada vez mais vital para a indústria e uma fonte cada vez mais competitiva de bioenergia, e, também, devido ao papel das florestas na mitigação dos efeitos negativos das alterações climáticas.
3) Ajudam a combater os efeitos negativos do aquecimento global absorvendo cerca de 1,5 Gt de carbono todos os anos (FAO, 2008).
4) Podem mitigar as perdas de parte dos serviços ecossistémicos das florestas naturais.
5) Desempenham um papel social e ambiental cada vez mais importante na conservação, proteção do solo e da água, reabilitação de terras degradadas, luta contra a desertificação e paisagismo urbano e rural.
No Workshop serão debatidos temas como:
- Evolução da política florestal nos séculos XVIII e XIX. Perspetivas do século XX;
- Desafios do desenvolvimento florestal na ótica fitossociológica – planeamento prospetivo;
- Florestas, território e biodiversidade;
- Dar voz aos Agentes Locais – Expectativas e preocupações sobre o desenvolvimento das Matas da Região Litoral face aos incêndios de 2017, por representantes das associações florestais da região
Contará ainda com uma visita de campo ao Pinhal de Leiria e área envolvente, visando apresentar obras de hidráulica florestal: correção fluvial / torrencial do rio Lis e recuperação dos cursos de água e da Mata de Leiria.
Neste Workshop, convidam-se os participantes a expor, na área onde decorrerá o evento, posters de trabalhos técnicos e científicos sobre a temática da água, agricultura e floresta.
A inscrição no workshop deverá ser feita mediante o preenchimento do formulário online: https://bit.ly/2kH3Q5J